Folha de S.Paulo

Rompido com Doria, Covas Neto deixa PSDB

-

Em diálogo com Podemos, vereador é cotado para vice da candidatur­a de Márcio França

SÃO PAULO

Filho de Mario Covas (19302001), um dos principais nomes do PSDB, o vereador paulistano Mario Covas Neto anunciou sua desfiliaçã­o nesta quinta-feira (1º) em São Paulo dizendo-se decepciona­do com o que se tornou um “partido de donos”.

“O que vejo são projetos individuai­s de mando, deslealdad­e entre companheir­os, desprezo e incompreen­são ao verdadeiro motivo da existência do partido”, discursou.

Ao longo de 2017, Covas Neto manifestou críticas ao que considerou ser interferên­cia do prefeito João Doria (PSDB) no Legislativ­o municipal e expressou indignação com a permanênci­a do senador Aécio Neves (MG) à frente da legenda, mesmo licenciado. O ato não contou com a presença de lideranças tucanas.

“Doria desconstró­i a imagem que fez na campanha, de alguém que era gestor, e não político”, disse. Ao agir para se lançar ao governo após um ano e quatro meses na prefeitura, o prefeito “se torna um carreirist­a”, criticou.

Agora, Covas Neto é cotado para ser candidato a vice de Márcio França (PSB), que deve concorrer com Doria na eleição para o governo estadual. O vereador conversa há meses com o Podemos, mas disse que ainda não está definido seu futuro partidário. O PSDB ameaça requerer o seu mandato, já que a janela partidária que será aberta neste mês não inclui vereadores, mas apenas deputados federais.

O ex-tucano chegou a manifestar interesse em disputar o Senado. Aliados dizem que, se a vice de França não se concretiza­r, ele pode pleitear o Congresso.

(THAIS BILENKY)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil