Folha de S.Paulo

Trump anuncia que vai sobretaxar importação de aço e de alumínio

Na posição de grande exportador para Estados Unidos, Brasil está entre os países mais afetados

- ESTELITA HASS CARAZZAI

Presidente reclama de tratamento dado à indústria local; governo brasileiro estuda como deter protecioni­smo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (1º) que seu governo vai impor tarifas de importação de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio, na próxima semana.

O Brasil está entre os países que mais devem ser afetados: é o segundo maior exportador de aço aos EUA, atrás apenas do Canadá. No ano passado, a receita somou US$ 2,63 bilhões (cerca de R$ 8,5 bilhões).

Trump não deu detalhes sobre as tarifas, mas afirmou que durarão bastante tempo.

O governo brasileiro recebeu a notícia com preocupaçã­o e disse que não descarta ações multilater­ais para preservar os interesses do país, segundo o Ministério da Indústria e Comércio Exterior.

A decisão de Trump intensific­a a política de “América em primeiro lugar”. Ele fez críticas à maneira com que outros países tratam as indústrias americanas, que enfrentari­am concorrênc­ia desleal.

“Eles destruíram nossa indústria de alumínio, de aço e outras indústrias, francament­e. Vejam as fábricas de carros que mudaram para o México por razão nenhuma”, afirmou o republican­o, durante reunião com representa­ntes da indústria americana.

“Nós não somos protecioni­stas. Nós queremos jogar

 ?? Kevin Lamarque/Reuters ?? O presidente Donald Trump, em Washington, no encontro em que anunciou as tarifas de importação do aço e alumínio
Kevin Lamarque/Reuters O presidente Donald Trump, em Washington, no encontro em que anunciou as tarifas de importação do aço e alumínio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil