Folha de S.Paulo

Aposta de Roger, Bruno Henrique faz 2 gols em vitória do Palmeiras

Volante sofreu falta que levou à expulsão de jogador do Junior Barranquil­la e mudou a partida

-

Goleada da equipe alviverde fora de casa salva futebol brasileiro na primeira semana do torneio sul-americano

Mesmo mancando, o meio campista Bruno Henrique pediu para bater na disputa de pênaltis que eliminou o Palmeiras da Libertador­es de 2017, contra o Barcelona do Equador. Ele errou o chute.

Na reestreia do time alviverde na competição, nesta quinta-feira (1) no interior da Colômbia, a história mudou.

Pelo menos no primeiro capítulo da campanha palmeirens­e na competição internacio­nal de 2018, o resultado foi favorável: 3 a 0 sobre o Júnior Barranquil­la, muito graças ao volante.

Reserva desde que o técnico Roger Machado chegou, Bruno apareceu como uma dos novidades do time titular, ao substituir Tchê Tchê.

A outra mudança foi na lateral esquerda. Michel Bastos, que nem no banco de reservas ficou, saiu para a volta de Victor Luís.

Mas a vitória do Palmeiras não começou a ser construída nas mudanças promovidas pelo técnico Roger Machado, nem pela correta marcação do rápido time do Júnior Barranquil­la, ou mesmo pala noite inspirada do meio de campo palmeirens­e.

O único triunfo de um time brasileiro até o momento na Libertador­es ficou mais fácil devido à expulsão do lateral esquerdo Germán Gutiérrez, ainda aos 8 minutos do primeiro tempo, após agressão a Bruno Henrique.

Depois de uma dividida na bola, longe da área, ele deixou o pé no peito do adversário. O juiz paraguaio Enrique Cáceres não pensou duas vezes e deu cartão vermelho direto para o colombiano.

A partida, que começava complicada para o time brasileiro, mudou completame­nte após a expulsão.

Com um a mais em campo, o próprio Bruno Henrique, escalado ao lado de Felipe Melo para ajudar a municiar Lucas Lima e os outros atacantes do Palmeiras, pôde chegar mais perto da área.

Aos 19 minutos de partida, Dudu, pela direita do campo em vez de estar esquerda, como está mais acostumado, recebeu a bola e lançou, pelo chão, para Bruno Henrique.

Dentro da área, o jogador palmeirens­e abriu o placar para o time brasileiro. Foi o primeiro gol do meio-campista na história da competição. Mas ainda tinha mais. Com um a menos, os donos da casa demoraram para se organizar novamente.

Roger Machado colocou seu time sempre atrás da linha da bola. Mais fechado, o Palmeiras não correu mais riscos na partida. Muito pelo contrário. No segundo tempo, tendo total controle do jogo, ampliou o placar.

Coube ao colombiano Miguel Borja —que conhece bem o estádio Metropolit­ano Roberto Meléndez, onde a seleção colombiana costuma mandar os seus jogos em casa— fazer o segundo, aos 6 minutos do segundo tempo.

O terceiro gol saiu dos pés do artilheiro da noite. Em seu primeiro jogo como titular na temporada, Bruno Henrique voltou a balançar a rede com um chute colocado da entrada da área colombiana.

No fim do jogo, o Júnior Barranquil­la ainda perdeu um pênalti. Jonatan Álvez chutou longe, muito por cima do travessão de Jaílson.

Na outra partida do Grupo H, Alianza Lima e Boca Juniors, empataram em 0 a 0, em Lima, no Peru.

O que dá ao Palmeiras a liderança da chave. Na segunda rodada da fase de grupos da Libertador­es, em 3 de abril, o time alviverde fará sua estreia em casa, contra o time peruano do Alianza Lima. O Boca, que também jogou fora, recebe o Júnior.

Antes de voltar a pensar na competição internacio­nal, considerad­a prioritári­a tanto pela diretoria quanto pelos torcedores, o Palmeiras voltará sua atenção para o Campeonato Paulista.

Na semana que vem terá dois jogos em casa. O São Caetano, na segunda (5), e o São Paulo, na quinta (8).

 ??  ?? O volante Bruno Henrique comemora após marcar no jogo de estreia do Palmeiras na Libertador­es deste ano contra o Júnior Barranquil­la, na Colômbia
O volante Bruno Henrique comemora após marcar no jogo de estreia do Palmeiras na Libertador­es deste ano contra o Júnior Barranquil­la, na Colômbia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil