Folha de S.Paulo

Aos 73 anos, Zé Geraldo faz ode a rock’n’roll em show

Com versão de Jimi Hendrix, músico se apresenta neste sábado e domingo

- CARLOS BOZZO JUNIOR

Artista retorna ao Sesc Pompeia, cenário de reviravolt­a na carreira, e planeja lançar álbum, DVD e livro de memórias

Acontece neste sábado (3) e domingo (4), no Sesc Pompeia, em São Paulo, o show Hey, Zé!, do cantor e compositor mineiro Zé Geraldo, que em 50 anos de carreira amealhou 16 álbuns.

No palco, ele canta, toca violão e gaita com um repertório de 20 músicas, como “Hey, Zé!”, sua versão de “Hey Joe”, de Jimi Hendrix (1942-1970). “Quem for ao show vai é tomar muito rock and roll.”

Aos 73 anos, o músico deve lançar, ainda neste ano, um DVD e dois álbuns. Planeja também um livro repleto de revelações, como a de que Zé Ramalho teria gravado por oportunism­o “Cidadão”, conhecida nacionalme­nte na voz de Zé Geraldo.

“O próprio Zé Ramalho me disse isso. Foi uma imposição da gravadora, então foi oportunism­o”, diz o artista, cuja autobiogra­fia deve sair após a Copa do Mundo. “Quem sabe serei um dos convidados da Flip [Festa Literária Internacio­nal de Paraty]”, diz, rindo.

Seu casamento com a música se deu no leito do hospital, quando um amigo o presenteou com um violão no período em que se recuperava de um grave acidente de carro.

A partir daí, o artista foi músico de baile, participou de vários festivais, e em 1979 foi lançado pela gravadora CBS, antes de ser “deixado de lado” por ela. “Em 1984, a gravadora divulgava vários artistas, menos eu”, diz.

O ostracismo o levou à depressão, mas ganharia novo incentivo em 1985, no mesmo local ao qual retorna agora.

“Fui convidado para fazer três dias de shows no Sesc Pompeia. Chegando para passar o som, encontrei uma fila que dobrava a quadra. Perguntei para o segurança o que era aquilo, ele disse que eram os meus fãs. Bicho, entrei no camarim e chorei”, lembra.

Zé Geraldo diz que o acontecime­nto o motivou a largar a bebida, o cigarro, a maconha e a respeitar seu público. Agora, diz tomar só uma cachacinha antes do almoço para abrir o apetite. QUANDO sáb. (3), às 21h, dom. (4), às 18h ONDE Sesc Pompeia, r. Clélia, 93, tel. (11) 3871-7700 QUANTO de R$ 9 a R$ 30; 12 anos

 ??  ??
 ?? Bruno Santos/ Folhapress ?? O cantor e compositor Zé Geraldo, que faz show em SP
Bruno Santos/ Folhapress O cantor e compositor Zé Geraldo, que faz show em SP
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil