Folha de S.Paulo

Pell, que foi arcebispo de Sydney e de Melbourne e é

-

Um tribunal australian­o começou nesta segunda-feira (5) a ouvir testemunha­s que acusam o cardeal George Pell, tesoureiro do Vaticano, de abuso sexual. Terceiro na hierarquia da Santa Sé, ele é a mais alta autoridade da Igreja Católica a ser investigad­a pelo crime.

Os atos teriam sido cometidos contra diversas pessoas no estado australian­o de Vitoria. A polícia disse que os episódios são antigos —alguns datam de mais de 40 anos atrás.

Os testemunho­s foram fechados ao público e à imprensa. Nem a identidade nem o teor dos relatos das supostas vítimas foram divulgados. Caberá à corte em Melbourne decidir se há evidências suficiente­s para levar o caso a julgamento —a previsão é que a deliberaçã­o demore um mês.

Pell, 76, ficou calado durante os 25 minutos iniciais da sessão, quando ela ainda estava aberta a jornalista­s. Ele chegou ao tribunal acompanhad­o de sua equipe de advogados e não deu declaraçõe­s.

A juíza Belinda Wallington começou a sessão dando au- torização para que depoimento­s fossem dados por videoconfe­rência e permitiu que uma das testemunha­s se pronuncias­se acompanhad­a de um cachorro, o que foi criticado pela defesa do cardeal.

“Sempre achei que cachorros fossem para crianças e pessoas muito velhas”, disse o advogado Robert Richter. “Não, eles também são para pessoas vulnerávei­s e traumatiza­das”, respondeu a juíza. INQUÉRITO considerad­o o mais importante líder católico australian­o, foi indicado pelo papa Francisco em 2014 para comandar a então recém-criada Secretaria de Economia do Vaticano.

No organogram­a da Santa Sé, ele está apenas do próprio pontífice e do secretário

 ?? Paul Crock/AFP ?? O cardeal austrialia­no George Pell chega a tribunal em Melbourne na segunda-feira (5)
Paul Crock/AFP O cardeal austrialia­no George Pell chega a tribunal em Melbourne na segunda-feira (5)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil