Folha de S.Paulo

Lula diz que será um ‘prisioneir­o político’

Ex-presidente deu declaração após seu habeas corpus ser negado pelo STJ

- CATIA SEABRA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou, na terça-feira (6), um vídeo em que compara sua situação à de um preso político.

Vestindo uma camiseta amarela, o petista diz ainda que, apesar das recomendaç­ões para que busque asilo no exterior, permanecer­á no Brasil ainda que condenado à prisão.

“Se não provarem um real na minha conta, um dólar na minha conta, uma telha na minha conta que não seja minha, terei que ser considerad­o um preso político”, afirma o ex-presidente.

O vídeo foi gravado no mesmo dia em que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou pedido de habeas corpus preventivo apresentad­o por sua defesa para impedir sua prisão antes que sejam esgotadas todas as etapas do julgamento.

“Eles vão ter que arcar com o preço de decretar minha prisão”, afirmou ele.

Em janeiro, Lula foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva em segunda instância, pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que aumentou a pena do petista no caso do tríplex em Guarujá (SP) para 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado.

A sentença em primeiro grau havia sido dada pelo juiz federal Sergio Moro, titular da Lava Jato em Curitiba. Moro havia condenado o petista a 9 anos e 6 meses de prisão.

A defesa do ex-presidente pediu ao STJ um habeas corpus preventivo para afastar a possibilid­ade de prisão antes de esgotados todos os recursos nos tribunais superiores —a execução provisória da pena, que passou a ser autorizada em 2016 após a condenação em segunda instância.

A esperança de Lula agora se vira para o Supremo, onde também há pedido de habeas corpus.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil