Folha de S.Paulo

Parlamento terá dois ítalobrasi­leiros

-

DE MADRI

Os resultados preliminar­es das eleições de domingo (4) indicam que dois italianos nascidos no Brasil foram eleitos para a Câmara dos Deputados da Itália: Fausto Longo (Partido Democrátic­o) e Luis Roberto Lorenzato (Liga).

Os nomes, no entanto, ainda não foram confirmado­s —o anúncio oficial pode demorar dias.

O Parlamento italiano reserva quatro cadeiras da Câmara e duas do Senado à circunscri­ção da América do Sul. São legislador­es eleitos pelos italianos residentes nessa região, dos quais 400 mil vivem no Brasil. Eles têm os mesmos poderes que os eleitos dentro da Itália.

Havia uma ítalo-brasileira na legislatur­a anterior, Renata Bueno.

Resultados preliminar­es sugerem que os quatro assentos da Câmara destinados ao subcontine­nte foram ocupados por quatro siglas distintas: Maie (27,7%), Usei (18,7%), Partido Democrátic­o (16,2%) e Liga (11,7%).

Arquiteto, Longo já foi senador na Itália. Já Lorenzato é advogado e proprietár­io de vinícola.

Segundo os números provisório­s, nenhum italiano nascido no Brasil foi eleito para o Senado.

A Câmara italiana é formada por 630 deputados. Já o Senado reúne 315 legislador­es eleitos e cinco vitalícios. O voto é facultativ­o.

Apesar de os eleitos na América do Sul representa­rem a Itália, não só suas circunscri­ções, houve nas campanhas vários acenos aos expatriado­s.

Uma das plataforma­s clássicas é prometer agilizar o reconhecim­ento da cidadania, que leva anos. Bueno, por exemplo, aprovou em seu mandato um incremento de verbas para os consulados.

Outro interesse desses legislador­es é o de reforçar o fluxo comercial entre Brasil e Itália, que caiu 30% desde 2013, data da última eleição italiana (US$ 7,5 bilhões em 2017).

“A eleição é uma oportunida­de de melhorar as relações da Itália com o Brasil e com seus cidadãos de dupla cidadania”, diz Lorenzato. “Apresentam­os aos cidadãos seus direitos.”

A reportagem também procurou Fausto, que preferiu não falar até que sua eleição seja oficializa­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil