Folha de S.Paulo

Enfrentou os sem-terra no oeste paulista

- LUÍS FERNANDO MANZOLI MARTHA APPARECIDA TEIXEIRA MOTTA - Nesta quinta (8/3) às 19h, igreja do Perpétuo Socorro , r. Honório Líbero, 100, Jardim Paulistano. ERCOLE FUSARO - OSWALDO BEARZI - Nesta sexta (9/3) às 19h30, igreja Nossa Senhora do Carmo, r. Braz

FOLHA

Em 1997, Agripino quase foi candidato a governador pelo então PFL. Acabou vencido pela ala do partido que queria apoiar Paulo Maluf, então no PPB. No ano seguinte, os dois se encontrara­m em um jantar na casa de Maluf. Os ânimos se exaltaram.

“Soube que você andou me batendo muito nos palanques”, disse Maluf. Uma breve discussão se seguiu. Vendo que Agripino ficava vermelho, Maluf recuou: “Sou três dias mais velho do que você. Me respeite...” Agripino cedeu e brincou: “Se eu tivesse ganhado, tava te batendo até hoje”.

O comportame­nto explosivo era a maior marca do homem nascido em Lençóis Paulista, mas que fez a vida em Presidente Prudente —foi prefeito da cidade por três mandatos, além de ex-deputado federal e estadual.

Em 2002, usou máquinas da prefeitura e convocou servidores para bloquear uma rodovia e impedir que uma marcha do MST (Movimento Sem-Terra) chegasse à cidade. Nessa época, auge do conflito agrário no oeste de SP, comprou briga até com o bispo, que dizia que a igreja estava sempre aberta para os sem-terra.

Protagoniz­ou brigas também com a família pelo controle da Unoeste (Universida­de do Oeste Paulista), que fundou nos anos 1970.

Muito religioso, tinha como uma das marcas o crucifixo dourado no peito, sustentado por largas correntes. Construiu o Santuário Morada de Deus, que se tornou ponto de peregrinaç­ão católica.

Morreu nesta quarta (7), depois de mais de um mês internado após uma cirurgia para tratar um câncer. Deixa quatro filhos, 13 netos e quatro bisnetos. coluna.obituario@grupofolha.com.br

Nesta sexta (9/3) às 19h30, igreja Nossa Senhora do Carmo, r. Braz Cubas, 163, Aclimação.

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento. 1º ANO

Nesta quinta (8/3) às 17h, igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, r. Honório Líbero, 90, Jardim Paulistano.

ANÚNCIO PAGO NA FOLHA: tel. (11) 3224-4000

Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil