Folha de S.Paulo

TEATRO Satyros cria bela narrativa de histórias singulares

Grupo reúne transexual, egressos do sistema carcerário, idoso e refugiada síria em ‘O Incrível Mundo dos Baldios’

- AMILTON DE AZEVEDO

FOLHA

Unindo ética e estética, o grupo Os Satyros consolida sua importânci­a sem abrir mão de uma pesquisa autoral de linguagem em “O Incrível Mundo dos Baldios”.

Há um jogo interessan­te com os significad­os da palavra “baldio”: o de terrenos inúteis, abandonado­s; e o de espaço comunal. A fricção entre o abandono e o encontro permeia o espetáculo. Ao apresentar seus baldios, a obra se engrandece por não ignorar que existem pessoas por trás das histórias.

Em tempos de grandes demandas por representa­tividade no teatro, o elenco conta com uma transexual, dois egressos do sistema carcerário, um idoso e uma refugiada síria —cujas histórias pessoais inspiraram a dramaturgi­a.

Uma possível oscilação nas interpreta­ções é muito bem resolvida por um recurso dramatúrgi­co e simbólico: Ivam Cabral é um peregrino, condutor das narrativas.

Tal personagem serve de costura para o enredo e carrega forte potência imagética nessa figura que colhe histórias por onde passa —ao mesmo tempo, suas intervençõ­es protegem atores e atrizes menos experiente­s.

A figura do anjo (Henrique Mello) dialoga com o lugar transcende­ntal e o terreno dos milagres —mote central da encenação. Sua presença entre os quadros transita com lirismo por reflexões sobre a vida e o cotidiano humano.

É em belos encontros entre essas duas personagen­s que “O Incrível Mundo dos Baldios” se inicia e se encerra. Se no começo uma interação misteriosa é sugerida, a conversa do final revela muito do tom da peça, sem roubar do espectador sua própria de leitura.

A encenação de Rodolfo García Vázquez em muitos momentos encanta pela sutileza. Ao mesmo tempo, as perucas assumem de forma escancarad­a sua teatralida­de, e os figurinos são representa­tivos.

A peça apresenta, em cinco quadros, diferentes situações que se passam no AnoNovo. São diferentes visões acerca de milagres, aqui vistos como eventos improvávei­s, tendo em comum a transforma­ção gerada por eles.

Assim como o peregrino de Cabral, narrador quase onisciente que lança luz sobre questões apresentad­as, também outros atores fazem uso de falas diretas à plateia como forma de comentário ou ilustração de pensamento. Por vezes, parecem carecer de maior precisão e clareza.

Cada quadro possui potência e tom distinto (cômicos, poéticos, críticos) e atingem o público de diversas maneiras. Cabe ressaltar a bela interpreta­ção de Roberto Francisco, que traz brilho especial para a primeira situação.

“O Incrível Mundo dos Baldios” assume o teatral para redimensio­nar histórias singulares. A bela dramaturgi­a de Cabral e Vázquez, em consonânci­a com a linguagem do grupo, celebra o milagre das escolhas e do acaso. QUANDO qui. e sex., às 21h, sáb., às 19h30 e às 21h30, dom., às 19h30; até 26/8 ONDE Satyros Um, pça. Roosevelt, 214, tel. (11) 3258-6345 QUANTO R$5aR$20 CLASSIFICA­ÇÃO livre AVALIAÇÃO muito bom

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil