Folha de S.Paulo

‹ Imóvel foi cedido por parentesco, diz governador

-

DE SÃO PAULO

A assessoria do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que a Humanitas foi criada para realizar as atividades de professor e palestrant­es.

Sua sede foi estabeleci­da em um conjunto de salas comerciais cedido por Adhemar Ribeiro, irmão de Lu Alckmin, primeira-dama do Estado.

Além da Humanitas, duas empresas de seus filhos, Trigo Assessoria e TSA, também tiveram como sede o mesmo endereço, na avenida Nove de Julho, em São Paulo.

“As salas foram cedidas em razão do parentesco entre Adhemar Ribeiro e a família Alckmin, em dezembro de 2006, num momento em que o governador não detinha cargo público, e sem cobrança de aluguéis”, afirmou.

Nenhuma das empresas têm funcionári­os, de acordo com o tucano, e a última nota fiscal foi emitida pela Humanitas em outubro de 2009.

A TSA foi criada por Thomaz Alckmin, tendo a irmã, Sophia, como sócia, em março de 2011 e extinta em outubro do mesmo ano, “com o objetivo de prestar consultori­a em seguros, mas não chegou a realizar negócios”, disse a assessoria.

“A Trigo presta serviços a empresas do campo da moda, bem como a agências de comunicaçã­o e publicidad­e”, disse Alckmin.

Em 2017, a agência registrou mudança de endereço 18 dias depois da homologaçã­o da delação da Odebrecht.

O novo endereço, a 750 metros de distância do anterior, “foi escolhido por ser vizinho à residência de Sophia Alckmin”. As atividades da Trigo já eram desenvolvi­das na nova sede desde janeiro de 2015, segundo a assessoria.

Na Lava Jato, Alckmin sempre negou ter praticado irregulari­dades.

“Jamais pedi recursos irregulare­s em minha vida política, nem autorizei que o fizessem em meu nome. Jamais recebi um centavo ilícito. Da mesma forma, sempre exigi que minhas campanhas fossem feitas dentro da lei”, disse, em nota, à época.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil