Folha de S.Paulo

FESTA TRICOLOR NO BEIRA-RIO

-

DE SÃO PAULO

O atleta brasileiro de tênis de mesa Hugo Calderano foi derrotado na manhã de domingo (11) pelo chinês Fan Zhendong, pelo placar de 4 a 0 (parciais de 13/11, 12/10, 11/7 e 11/7), e ficou com a prata na final do Aberto do Qatar.

O resultado não diminui o feito histórico de Calderano, primeiro brasileiro a chegar à final individual de uma etapa Platinum do Circuito Mundial, torneio que equivaleri­a a Grand Slam no tênis. Em 2015, também no Qatar, ele levou a prata no torneio de duplas, com Gustavo Tsuboi.

O brasileiro, que iniciou a competição como 15º no ranking —melhor colocação de um latino-americano na história—, derrotou três atletas em melhor posição: o alemão Timo Boll, primeiro do ranking; o japonês Tomokazu Harimoto, 12º; e o chinês Lin Gaoyuan, no quarto lugar.

No domingo, Calderano começou bem a partida e abriu cinco pontos de vantagem sobre Zhendong, mas perdeu a chance de fechar o set e viu o chinês virar a parcial.

No segundo set, a história se repetiu. Com vantagem, Calderano não conseguiu bater o chinês quando liderava por 10/9. Zhendong comandou com folga os dois sets seguintes e garantiu o ouro na competição no Qatar.

Esta é a segunda vez no ano que Calderano enfrenta o chinês, prata no campeonato mundial de 2017 e que assumirá a liderança do ranking com o resultado. Na primeira, que ocorreu na semifinal do Aberto da Hungria, em janeiro, o brasileiro também saiu derrotado, por 4 a 1.

Nos últimos anos, o jogador vem acumulando resultados expressivo­s e conquistas inéditas para o Brasil.

Em 2016, conquistou uma medalha de prata individual no Aberto da Áustria e um ouro em duplas no Aberto da Suécia, com Gustavo Tsuboi.

Foi medalhista de bronze nos Jogos da Juventude de Nanquim, em 2014, de ouro no Pan de Toronto-2015 e parou nas oitavas nos Jogos do Rio, igualando a melhor campanha do país em Olimpíadas, obtida por Hugo Hoyama em Atlanta-1996.

Com as conquistas recentes, o desafio dos próximos anos para Calderano deverá ser a Olimpíada de Tóquio, em 2020. Por isso, o técnico francês Jean-René Mounie, que se dividia entre vários atletas da seleção, trabalhará quase exclusivam­ente no aprimorame­nto do jogador. DO UOL - A vitória do Grêmio sobre o Internacio­nal, por 2 a 1, no estádio Beira-Rio, neste domingo (11) não só confirmou a classifica­ção do time tricolor às quartas do Gaúcho como também ampliou a série de jogos sem derrota diante do rival.

A última aconteceu em novembro de 2015, pelo Brasileiro. Desde então, as equipes disputaram 6 jogos, com 2 vitórias gremistas e 4 empates.

Os rivais voltarão a se enfrentar nos dois próximos fins de semana pelas quartas de final do Campeonato Estadual.

 ??  ?? O atacante Luan, do Grêmio, comemora o primeiro gol da equipe tricolor no clássico contra o Inter, no estádio Beira-Rio
O atacante Luan, do Grêmio, comemora o primeiro gol da equipe tricolor no clássico contra o Inter, no estádio Beira-Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil