Folha de S.Paulo

Os outsiders estão dentro

- REINALDO FIGUEIREDO COLUNISTAS DA SEMANA: quinta: José Simão, sexta: Renato Terra, sábado: José Simão,

NA SEMANA passada, antes da greve dos Correios, recebi uma carta da AALCRF (Associação dos Amigos e Leitores da Coluna do Reinaldo Figueiredo). A carta continha um ultimato. Eles exigiam que eu voltasse atrás na minha decisão de não disputar a eleição presidenci­al e ameaçavam entrar em greve, parando de ler a coluna. Com os correios em greve, respondi por WhatsApp, com um enfático “Incluam-me fora dessa!”. Mas digo aqui, para os leitores que me restam, que eles ainda terão boas opções, já que a cada dia surgem novos pretendent­es à sucessão, muitos deles outsiders, que poderão contribuir com uma nova visão da prática política.

Por exemplo, o pré-candidato João Toletão, também conhecido como “Perebinha”, um homem que já fez de tudo na vida: foi motorista, chefe de quadrilha de ladrões de carga, estuprador, ocupou por algum tempo um cargo de chefia no Ministério do Trabalho e depois passou a se dedicar ao tráfico de órgãos. Os analistas acham que ele tem alguma chance. Já os marqueteir­os consideram bom o perfil do candidato, tendo apenas um ponto fraco: ele é muito feio. Mas acham que uma boa plástica pode dar um jeito nisso.

Outro pré-candidato é o Pastor Herodes da Silveira. Um cidadão que tem um currículo invejável. Já foi missionári­o em vários países miseráveis da Ásia e da África, onde pôde se dedicar ao estelionat­o, ao estupro e ao

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil