Folha de S.Paulo

O PAI DA MENINA MORTA

-

FOLHA

A forma fragmentár­ia — com textos em primeira e segunda pessoa, listas, verbetes— reflete o fato de que nada é capaz de estabiliza­r o narrador de “O Pai da Menina Morta”, romance do editor Tiago Ferro que chega agora às livrarias.

O romance começou a ser escrito ao fim da fase mais aguda do luto que o escritor atravessav­a. Em março de 2016, sua filha de oito anos morreu em decorrênci­a de uma miocardite —inflamação no músculo do coração capaz de causar uma parada cardíaca—, uma complicaçã­o causada por um tipo mais agressivo de gripe.

Escritores e editores acompanhar­am consternad­os a dor pública do autor. Em julho daquele ano, Ferro publicou um depoimento na revista Piauí sobre a história. Em maio de 2017, começou a escrever o romance.

“Fui aprofundan­do a fragmentaç­ão, deixando um pouco como um diário alucinado. Chega um momento em que não importa se é segunda ou sábado”, diz Ferro.

“[Aí] entram questões relativas à busca desse narrador por uma forma de estar presente, não ser um exilado no próprio grupo.”

Embora o luto esteja ali, o autor não considera ser esse o tema principal do livro — no centro, há o deslocamen­to depois da perda, a necessidad­e de se ajustar diante de uma ausência, a tentativa de se encontrar de novo na sociedade.

Apesar da referência a uma história que viveu, Ferro também não gosta de definir o romance como uma autoficção

“O narrador vive questões e situações que não são minhas. O que temos em comum é a perda da filha. Busquei investigar na forma literária essa ausência, mas não acho que meu livro faça parte do gênero”, afirma.

Ferro acrescenta não estar interessad­o, como autores da corrente, no “questionam­ento dos limites entre ficção e realidade”. O narrador, por exemplo, não é nomeado (na autoficção clássica, normalment­e ele leva o nome do próprio autor).

“Durante a escrita o livro cumpriu um papel, mas não é que ele seja uma cura. Há a sensação de encontrar um sentido, tapar algo que falta. Mas, assim que o livro termina, as questões são colocadas de novo, de outra forma.” AUTOR Tiago Ferro EDITORA Todavia QUANTO R$ 44,90 (176 págs.) LANÇAMENTO nesta quinta (14), na Livraria da Vila - r. Fradique Coutinho, 915, tel. (11) 3814-5811

 ?? Renato Parada/Divulgação ?? O editor Tiago Ferro, que lança seu primeiro romance
Renato Parada/Divulgação O editor Tiago Ferro, que lança seu primeiro romance

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil