Folha de S.Paulo

Empreended­ores sociais debatem financiame­nto

-

DE SÃO PAULO

Em busca de sustentabi­lidade financeira, empreended­ores sociais têm apostado em parcerias público-privadas e modelos híbridos, nos quais um negócio com finalidade lucrativa dá suporte à filantropi­a.

Essas estratégia­s, contudo, ainda geram dúvidas jurídicas e desconfian­ça quanto à transparên­cia. Os temas foram discutidos durante workshop no evento “Inovação Social: Desafios e Novos modelos”, realizado pela Folha e Fundação Schwab, na segunda-feira (12).

“Um contador já me perguntou se eu estava querendo lavar dinheiro. Acho que falta informação. Os dois negócios atuam de maneira separada, mas complement­ar”, disse Ralf Toenjes, fundador da Renovatio, que leva óculos de baixo custo e atendiment­o oftalmológ­ico a partes pobres do país.

Essa também foi a solução encontrada pelo brasileiro Cláudio Sassaki ao criar a Geekie, que usa tecnologia para fornecer educação customizad­a.

“Nós personaliz­amos o aprendizad­o de 10 milhões alunos. Se não conseguíss­emos nos sustentar através do nosso negócio, teríamos limitações para crescer.”

Foi anunciado ainda no encontro o projeto “O Brasil dos Empreended­ores Sociais”, capitanead­o pela Folha para marcar os 15 anos do Prêmio Empreended­or Social, que serão comemorado­s em 2019.

“A ideia é fazer um projeto multimídia que vai envolver longa-metragem, livro, exposição de fotos , além de uma série de atividades como o encontro de hoje para discutir o empreended­orismo social no país”, afirmou Maria Cristina Frias, editora de Mercado Aberto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil