Folha de S.Paulo

‘A cantada não é legal’, diz Luiza Trajano

-

DE SÃO PAULO

As empresas precisam se envolver com mais intensidad­e no combate ao assédio moral e sexual para que os seus funcionári­os se sintam mais protegidos e, assim, trabalhem melhor.

A defesa foi feita por Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administra­ção do Magazine Luiza, em debate nesta quarta (14).

O tema do painel era o combate a abusos no ambiente corporativ­o da versão latino-americana do Fórum Econômico Mundial, que acontece em São Paulo.

“As mulheres estão decidindo até o carro para comprar. Quem decide o mercado hoje são as mulheres”, disse Trajano, reforçando a necessidad­e de que elas sejam ouvidas também no ambiente de trabalho.

O Magazine Luiza tem 52% de funcionári­as mulheres.

“Homem foi acostumado a dar cantada, então estamos falando pra eles pararem de dar cantada se não vão perder emprego no mundo todo. Cantada não é legal.”

Segundo Trajano, o avanço é mais rápido quando as empresas entram no movimento contra o assédio, com instrument­os como canal de denúncias e pesquisas.

De acordo com a empresária, o Magazine Luiza criou um disque-denúncia há cerca de oito meses.

Além disso, entre janeiro e fevereiro deste ano, a empresa promoveu conversas sobre assédio entre os líderes e os subordinad­os.

Também presente no painel, o vice-presidente da Western Union, Ricardo Amaral, disse que a política nas empresas têm que ser de “tolerância zero”. Segundo ele, “a política mais importante é se dar conta, não ocultar”.

De acordo com Amaral, a empresa também monitora o fato de que há poucas mulheres em cargos diretivos e desenvolve­u um processo interno para identifica­r mulheres de alto potencial e juntá-las para que elas avancem.

Segundo ele, as empresas mais diversas têm desempenho de 15% a 25% melhor.

Para Andrea Grobocopat­el, da W20 Argentina, grupo de influência de gênero do G20, os sindicatos também precisam se envolver na luta contra o assédio e a violência de gênero, em especial nas pequenas empresas.

Veja os painéis do evento que serão transmitid­os online

No alto, Luiza Trajano no painel sobre o combate ao assédio moral e sexual; acima, os sapatos da empresária

 ?? Fotos Adriano Vizoni/Folhapress ??
Fotos Adriano Vizoni/Folhapress
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil