Folha de S.Paulo

O MPF (Ministério Público Federal) pretende ajuizar ação para cobrar da JBS supostos prejuízos de operações

-

com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvi­mento Econômico e Social).

Para investigad­ores da Operação Bullish, que apura possíveis fraudes em investimen­tos feitos pelo banco na empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista, as perdas superam o valor de ressarcime­nto ao banco acertado pela companhia em acordo de leniência (R$ 1,75 bilhão).

A medida judicial deve ser tomada após a conclusão do inquérito sobre o caso, ainda em curso, que deve gerar também providênci­as na esfera penal. O valor exato da restituiçã­o a ser exigida ainda não está definido, mas, nas contas de um dos responsáve­is pelas investigaç­ões, ouvido reservadam­ente pela Folha, pode superar os R$ 3 bilhões.

O acordo de leniência da J&F —holding da JBS— foi firmado com procurador­es das Operações Greenfield, Sépsis e Cui Bono?, também conduzidas pelo MPF. Essas investigaç­ões miram em esquemas ilícitos da empresa com fundos de pensões e a Caixa.

Os responsáve­is pela Bullish, no entanto, não aderiram ao acordo e, por esse motivo, preparam cobrança adicional na Justiça.

De 2007 a 2011, o BNDESPar —braço do banco para aquisições— comprou ações da JBS para capitalizá-la e, com isso, viabilizar a incorporaç­ão de concorrent­es nos Estados Unidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil