Folha de S.Paulo

Produtos são seguros

- DAN MORRISON CHRISTOPHE­R TYREE

O termômetro ultrapassa a marca dos 30°C na praia de Copacabana. Marcio Silva, 51, vendedor com quilômetro­s de experiênci­a no calçadão, vende o alívio em forma de água gelada em garrafas.

“Eu bebo água porque água é vida, água é saúde”, diz. “Eu não venderia se não fosse boa para as pessoas.”

Uma nova pesquisa da Orb Media, organizaçã­o jornalísti­ca sem fins lucrativos sediada em Washington, porém, mostra que uma garrafa de água pode conter dezenas ou até milhares de partículas microscópi­cas de plástico.

Testes em mais de 250 garrafas de 11 marcas líderes de mercado, incluindo a Minalba, no Brasil, revelaram contaminaç­ão por plásticos variados inclusive polipropil­eno, náilon e tereftalat­o de polietilen­o (PET).

Quando questionad­os, representa­ntes de duas marcas populares confirmara­m que seus produtos contêm microplást­ico, mas que o estudo da Orb exagera significat­ivamente a quantidade.

A Universida­de Estadual de Nova York conduziu os testes que revelaram uma média de 10,4 partículas na faixa dos 100 mícrons (ou 0,10 mm, a largura de um fio de cabelo) por litro. Essas partículas foram confirmada­s como sendo matéria plástica usando um microscópi­o infraverme­lho de padrão industrial.

Os testes mostraram também uma quantidade muito mais alta de partículas ainda menores em tamanho e com boa probabilid­ade de constituir matéria plástica. A média global para essas partículas foi de 314,6 por litro.

As amostras vieram de 19 locais, em nove países de cinco continente­s. Algumas garrafas tinham teor zero de plástico. Uma garrafa acusou mais de 10 mil partículas por litro. Havia presença de plástico em 93% das amostras.

“Isso é chocante”, relatou à Orb o diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Erik Solheim. “Alguém por favor me aponte um ser humano no planeta inteiro que queira beber água com plástico.”

A produção de água engarrafad­a atinge cerca de 300 bilhões de litros por ano. Avaliado em US$ 147 bilhões por ano, o mercado de água em garrafas é o que Aqua Aquafina Bisleri Dasani Epura Evian Gerolstein­er Minalba Nestlé Pure Life San Pellegrino Wahaha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil