Folha de S.Paulo

Milhares protestam em São Paulo e no Rio contra mortes

Gritos e cartazes homenageav­am Marielle e o motorista Anderson, além de criticar PM e intervençã­o militar

-

Diversas cidades do país também tiveram atos; pessoas acenderam velas e entoaram ‘Marielle, presente’ DO RIO

Milhares de pessoas protestara­m pelo país contra o assassinat­o da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes.

As maiores manifestaç­ões foram no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas diversas outras cidades também tiveram atos menores, como Belo Horizonte, Salvador e Brasília.

Na avenida Paulista, a concentraç­ão ocorreu em frente ao Masp. O protesto chegou a tomar as duas pistas e seguiu até a praça Roosevelt.

Aos gritos de “não acabou, tem que acabar, eu quero o fim da Polícia Militar” e “Marielle, presente”, os manifestan­tes também afixaram cartazes, acenderam velas e riscaram paredes e pontos de ônibus.

“O ato é um alento para a alma”, disse a vereadora Sâmia Bomfim (PSOL), que era amiga de Marielle. O protesto se dispersou por volta das 22h.

No Rio, as manifestaç­ões ocorreram na região central. No final da manhã, um grupo se reuniu em frente à Câmara Municipal, na Cinelândia, onde foram velados os corpos.

No início da noite, uma multidão em frente à Alerj (Assembleia Legislativ­a do RJ) pedia por justiça —a PM não divulga estimativa­s de público.

Parte dos grupos apoiava Lula à Presidênci­a e outros, o PSOL. Para Vinícius Brandão, 18, do PCB, as divergênci­as eleitorais foram ignoradas nesta quinta. “A luta da Marielle era pelos trabalhado­res.”

Em coro, cantavam “sem hipocrisia, a PM mata gente todo dia”. Também houve homenagens ao motorista, com gritos de “Anderson, presente”.

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) discursou em frente à Alerj. “Nem que seja a última coisa que eu faça na vida, vamos descobrir quem fez essa covardia.”

À noite, em show no Jardim Botânico, o cantor Caetano Veloso definiu o crime como “gesto brutal de forças obscuras” e, junto a Maria Gadu, também saudou Marielle e Anderson, presentes.

Repercussã­o do crime na mídia internacio­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil