Folha de S.Paulo

Lava Jato pede reforços e se vê sob ameaça

Nos 4 anos da operação, procurador­es se unem para cobrar mais agentes e denunciar fim da prisão em 2ª instância

- ANA LUIZA ALBUQUERQU­E

Desde que começou a ação em 2014, houve 187 acordos de delação premiada e recuperaçã­o de R$ 1,9 bi desviados

A procurador­a regional da República da 4ª Região, Maria Emilia da Costa Dick, afirmou na tarde desta sexta-feira (16) que espera que a recente mudança na direção da Polícia Federal aumente o efetivo de agentes e delegados trabalhand­o diretament­e na Lava Jato.

A declaração foi feita durante entrevista à imprensa na sede da PRR-4, em Porto Alegre, em função dos quatro anos da operação, que se completam neste sábado (17). Também participar­am do evento Deltan Dallagnol, coordenado­r da força-tarefa no Paraná, Eduardo El-Hage, coordenado­r da força-tarefa no Rio de Janeiro, Carlos Aguiar, procurador regional da República da 2ª Região, e Francisco Sanseverin­o, subprocura­dor-geral da República.

Dick disse ser um fato a redução do efetivo da Polícia Federal que atua diretament­e na Lava Jato e afirmou ter esperança de que a situação se altere. “Com a própria mudança na direção da Polícia Federal é possível que isso se modifique. Nesse momento, a nossa esperança é da retomada dessa atuação mais numerosa.”

O novo diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, tomou posse neste mês. Ele substituiu Fernando Segovia, que foi pego de surpresa com o anúncio de sua destituiçã­o do cargo.

A procurador­a também ressaltou que uma nova força-tarefa se inicia em São Paulo, abrindo outras frentes de investigaç­ão. Ela disse que o Ministério Público entende que a tendência é ampliar as investigaç­ões, denúncias e recursos que retornam aos cofres públicos.

El-Hage afirmou que não é possível fazer previsões sobre o fim da Operação Lava Jato. “A gente tem muito trabalho pela frente. No Rio, especialme­nte, estamos em fase ace-

 ?? Donaldo Hadlich/Framephoto/Folhapress ?? Procurador­es da Lava Jato durante entrevista coletiva para marcar os quatro anos da operação, em Porto Alegre (RS)
Donaldo Hadlich/Framephoto/Folhapress Procurador­es da Lava Jato durante entrevista coletiva para marcar os quatro anos da operação, em Porto Alegre (RS)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil