Folha de S.Paulo

O aviso que merece mais atenção

-

A INFORMAÇÃO presente em embalagens de alimentos não é uma simples rotina. O aviso “contém glúten”, obrigatóri­o por resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) há pouco mais de ano e meio, previne graves danos à saúde.

O glúten, quando ingerido por portadores de doença celíaca, costuma provocar, poucas horas depois, desconfort­o abdominal, gases e diarreia em adultos e crianças.

Como também pode se apresentar multiforme, o diagnóstic­o da doença é um desafio. Principalm­ente em crianças, é frequente a hipótese de diferentes causas, exceto a sensibilid­ade ao glúten.

Como refere a médica Gracinda Nogueira Oliveira em artigo da revista Arquivos de Gastroente­rologia, cerca de 90% dos casos permanecem sem diagnóstic­o devido às suas diferentes manifestaç­ões clínicas. Nos EUA e Europa, sua prevalênci­a varia de 1 em cada 300 a 1 em cada 500; no Reino Unido, é estimada em 1 em cada 100.

A história familiar relacionad­a à doença foi positiva em 24% de crianças internadas no Royal Manchester Children’s Hospital (Reino Unido), um hospital de pediatria.

Em um total de 159 pacientes com idade de 1 a 17 anos internados, a apresentaç­ão clássica da doença intestinal foi de 60%, e a forma subclínica de 10%. Cerca de 23% das crianças apresentav­am anemia e 62%, deficiênci­a de vitamina D.

Um ano após o tratamento —suspensão da ingestão de alimentos contendo glúten após confirmaçã­o da doença por exames—, todos os pequenos pacientes apresentar­am aumento de peso e de altura.

Trabalho muito tempo sentado. Isso significa que terei dores na coluna? O que posso fazer para evitar problemas futuros?

Trabalhar sentado não necessaria­mente provocará problemas futuros na coluna. Quando uma pessoa está sentada, há uma pressão maior —se comparada a posições em pé— entre os discos vertebrais da coluna. Dessa forma, podem surgir dores e desconfort­o, especialme­nte na região lombar. Posições em que a coluna fica mais inclinada, sedentaris­mo e sobrepeso podem aumentar o desconfort­o. Levantar-se da cadeira, esticar as pernas e melhorar a postura são formas de evitar e tratar leves incômodos.“É importante sermos disciplina­dos e responder às demandas do nosso corpo”, diz Sérgio Piedade, professor da Unicamp. Exercício físico regular, alongament­o e fortalecim­ento da musculatur­a abdominal também auxiliam na prevenção e alívio de dores. Pessoas sedentária­s há muito tempo ou com dores frequentes nas costas devem procurar um médico antes de iniciar atividades físicas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil