Folha de S.Paulo

Parceiros antigos, Simone e Ivan Lins fazem 1º show juntos

Com colaboraçã­o que começou em 1973, os músicos prometem clássicos e surpresas em apresentaç­ão hoje

- THALES DE MENEZES

‘Sonho com isso há décadas, queria ter feito nos anos 1980. Estou no céu com esse projeto’, afirma compositor

A identifica­ção entre o cantor e compositor carioca Ivan Lins e a cantora baiana Simone é naturalmen­te assimilada pelo grande público. E ambos reconhecem que isso veio com “Começar de Novo”, música dele que foi, na voz dela, tema da série global “Malu Mulher”, em 1979. A partir daí, os caminhos da dupla sempre se cruzaram.

Por isso, é surpreende­nte constatar que apenas neste sábado (17), na casa paulistana Citibank Hall, os dois fazem seu primeiro show juntos. “Demorou demais”, diz Simoneà Folha. “Sonho com isso há décadas, queria ter feito nos anos 1980. Estou no céu com esse projeto”, conta Ivan.

O show também acontecerá em Belo Horizonte, dia 24, e no Rio, dia 7 de abril. Em seguida, Ivan parte para quatro meses de shows na Europa. Quando retornar, ele voltam a fazer mais datas da turnê.

No primeiro álbum de Simone, em 1973, uma música de Ivan já entrou no repertório: “Chegou a Hora”. Ela só voltaria a gravá-lo cinco anos depois, com “Começar de Novo”. Depois desse sucesso, a colaboraçã­o ficou intensa. Nos anos seguintes, ela chegou a incluir várias vezes duas canções dele no mesmo álbum.

“A gravação dela para ‘Começar de Novo’ foi primorosa. A música é muito bonita e adequada à série ‘Malu Mulher’. É minha música mais gravada no mundo, o melhor direito autoral que eu tenho. Que ‘Madalena’ que nada, o que me dá dinheiro é ‘Começar de Novo’ mesmo”, ri Ivan.

“Era um momento de evolução das mulheres”, segue o compositor. “Tinha a pressão social, mulher não podia se separar porque virava puta. Autores ligados a essa questão feminina acabaram levando a discussão ao grande veículo que era a TV. Um programa desses na Globo, com Regina Duarte no papel da mulher separada, foi fundamenta­l, revolucion­ário.”

Simone lembra como compositor­es e intérprete­s tinham facilidade de se encontrar, para pedir e oferecer músicas.

“A gravadora Odeon era uma família, todo mundo ia para lá. Tinha Ivan, Gonzaguinh­a, Paulinho da Viola, e a gente ficava ali, tocando e conversand­o juntinhos numa sala abençoada por Deus. Eu queira ir lá todas as tardes.”

Era um período de gravar um disco por ano. “Você mal saía do estúdio e seis meses depois já estava escolhendo música para o álbum seguinte”, diz Simone

O fato de os dois cantarem em tons próximos facilita para Ivan compor para ela. “Eu mudo meu sotaque meio para baiano e fico imitando a Simone, cantarolan­do a música que estou compondo, e aí tenho uma ideia de como vai ficar.”

No show, eles mostram sucessos e músicas do álbum “Baiana da Gema”, que ela gravou em 2004, só com músicas de Ivan. E preparam surpresas. “Algumas são obrigatóri­as, mas vamos fazer pelo menos duas minhas que ela nunca cantou. E que fizeram sucesso com outras vozes. Depois ela disse que foi burra de não ter gravado essas”, brinca Ivan. QUANDO sábado (17), às 22h ONDE Citibank Hall, av. das Nações Unidas, 17.955 QUANTO de R$ 60 a R$ 300

 ?? Leo Aversa/Divulgação ?? Ivan Lins e Simone, que, após mais de 40 anos de parceria, apresentam primeiro show juntos
Leo Aversa/Divulgação Ivan Lins e Simone, que, após mais de 40 anos de parceria, apresentam primeiro show juntos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil