Folha de S.Paulo

Britânicos e russos duelam na Liga Europa

Em meio a crise diplomátic­a, Arsenal e CSKA Moscou se enfrentam nas quartas de final

- FÁBIO ALEIXO

FOLHA,

Em meio à crise diplomátic­a entre Reino Unido e Rússia devido ao envenename­nto do ex-espião Sergei Skripal e sua filha, o Arsenal terá de visitar Moscou para enfrentar o CSKA em duelo das quartas da Liga Europa.

Pelo sorteio desta sexta (16), ficou definido que o primeiro jogo será no dia 4 de abril, em Londres, e o segundo no dia 11, na capital russa.

Será o primeiro evento esportivo com equipes dos dois países se enfrentand­o desde o início da crise, que fará com que o Reino Unido não mande representa­ntes políticos para a Copa. Membros da família real também não irão.

Apesar do momento delicado entre as autoridade­s dos dois países, a Uefa, entidade que organiza o torneio, não colocou restrição no sorteio.

Em outras fases, havia bloqueio para partidas entre equipes da Rússia e Ucrânia, que também enfrentam sérios problemas diplomátic­os.

Diante desta situação, a diretoria do Arsenal já publicou em seu site um comunicado alertando seus torcedores sobre problemas que eles podem enfrentar na Rússia.

“Vocês devem estar cientes da possibilid­ade de um sentimento antibritân­ico. Vocês são aconselhad­os a permanecer vigilantes, evitar protestos e demonstraç­ões públicas e comentar publicamen­te a situação política”, informou o clube após consulta ao Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido.

O CSKA Moscou até o momento não se pronunciou.

Além da tensão política, há também o temor de choque entre hooligans dos dois países. Na Eurocopa de 2016, realizada na França, torcedores ingleses e russos promoveram uma batalha campal nas ruas de Marselha e no estádio Vélodrome.

 ?? Richard Washbrooke - 16.mar.2018/Xinhua ?? Danny Welbeck (dir.) e Mustafi celebram gol do Arsenal
Richard Washbrooke - 16.mar.2018/Xinhua Danny Welbeck (dir.) e Mustafi celebram gol do Arsenal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil