Folha de S.Paulo

Dodge questiona contato direto entre PF e ministro do STF

- PROCURADOR­A-GERAL

DE BRASÍLIA - Em novo lance de disputa de poder entre a Procurador­ia-Geral da República e a Polícia Federal, a procurador­ageral Raquel Dodge reclamou com o ministro do STF Edson Fachin que uma decisão dele atrapalha o andamento de um dos inquéritos que trata do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

A investigaç­ão foi aberta para apurar trechos do acordo de delação premiada de executivos da empreiteir­a Odebrecht. O tucano nega irregulari­dades.

No inquérito, Fachin havia recebido petição enviada diretament­e pela Polícia Federal, e decidido prorrogar o inquérito, por 60 dias, sem ouvir Dodge.

“Embora o objetivo tenha sido nobre, o deferiment­o de prorrogaçã­o de prazo sem prévia manifestaç­ão do titular da ação penal acaba por atrapalhar o próprio andamento da apuração, pois prejudica o conhecimen­to, por parte do Parquet [Ministério Público], da linha investigat­ória desenvolvi­da e do estágio das investigaç­ões”, escreveu Dodge em petição do dia 13 de março.

Para recorrer a comunicaçã­o direta com o STF, a PF se baseia no regimento da corte, que permite esticar prazos de investigaç­ão sob requerimen­to da PGR ou da autoridade policial. Fachin ainda não se manifestou sobre a petição.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil