Folha de S.Paulo

‘Tomei um susto’, afirma empresário que suspendeu acordo com consultori­a no Brasil

- NELSON DE SÁ

André Torretta, presidente da Ponte Estratégia, que anunciou em 2017 um acordo operaciona­l e a mudança de nome para Cambridge Analytica Ponte, diz que o noticiário sobre a empresa britânica o surpreende­u.

“Eu tomei um susto”, declara o empresário. “Nunca vi alguém ter acesso a esses dados [do Facebook]. Também fui pego de surpresa.”

Ele acrescenta: “Eu não tive nunca acesso aos dados que estão dizendo por aí”. Repetidame­nte, Torretta afirma que “esse que é o escândalo, ninguém nunca teve acesso a essa informação”, que foi colhida no Facebook.

Em nota no sábado (17), a Ponte havia anunciado a suspensão do acordo com a Cambridge Analytica “até que tudo seja esclarecid­o”. À Folha Torretta deu a entender que não há perspectiv­a de retomada: “Difícil a galinha voltar para o ovo”. que o primeiro cliente da Cambridge no Brasil seria Doria, mas não. Eu gosto muito dele, mas a gente não tem relação profission­al.”

Em entrevista à Folha , em dezembro, Torretta já havia procurado diferencia­r sua empresa da Cambridge Analytica, por não se restringir a candidatos e bandeiras de direita, conservado­res.

Além de mais aberto à esquerda, também afirmou que não atuaria para candidatos extremista­s, lembrando o caso de um familiar torturado na ditadura militar.

Embora com campanhas encaminhad­as, Torretta considera que a situação no Brasil é de “instabilid­ade jurídica muito grande” quanto ao que fazer no ambiente digital.

A legislação mudou em outubro, passando a permitir a compra de “direcionam­ento” em redes sociais, mas não “comprar dados”, apenas melhorar os dados. “A gente é muito novo nessa história”, diz. “Está todo o mundo [nas campanhas] com receio.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil