Folha de S.Paulo

Meu problema com o pessoal do PSOL e dos direitos humanos: eles se calam sobre isso.

-

recorrente em protestos.

É uma coisa estúpida, porque a PM tem mais de 40 mil membros no estado. Não dá pra acabar com ela. O que tem de se fazer é uma reforma. Sobre a violência do tráfico?

Sim. É uma violência extrema a dos comandos. Isso tem de ser denunciado também. Faz parte do pacote. E eles simplesmen­te não tratam disso como um problema, mas é.

E tem a coisa de apresentar

São vítimas, mas também agentes. Marielle era agente. Agia combatendo a violência policial. Essa perspectiv­a ‘vitimizant­e’ infantiliz­a os cidadãos brasileiro­s, que têm responsabi­lidades. Está na Constituiç­ão. Mas temos também de combater a violência do tráfico. Por que a população aceita que aqueles meninos andem pra cima e pra baixo com fuzis?

Todo processo de pacificaçã­o de sociedades passa por provocar vergonha em quem comete crimes, ainda mais em quem mata. Se não houver uma mudança de mentalidad­e, isso não vai acabar.

Trabalhei muito tempo na medicina social da Uerj e aprendi com o pessoal do SUS que, sem a participaç­ão e cooperação daqueles que são alvo da política, não dá certo. No caso da violência, a mesma coisa: coloca-se a responsabi­lidade 100% no Estado, como se a sociedade não tivesse nenhuma contribuiç­ão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil