Folha de S.Paulo

Conflito familiar leva a ação que pede venda das empresas do grupo Vicunha

-

DE SÃO PAULO

Um conflito entre dois ramos da família Steinbruch virou ação judicial que pede a venda de todas as empresas do grupo Vicunha: a CSN (Companhia Siderúrgic­a Nacional), a Vicunha Têxtil, o Banco Fibra, fazendas e uma securitiza­dora, entre outros.

O patrimônio líquido total em disputa supera os R$ 8 bilhões, e a receita anual conjunta em 2016 ficou acima de R$ 20 bilhões.

A ação, que foi impetrada nesta quarta (21), é movida pela CFL Participaç­ões, holding de Leo e Clarice Steinbruch, primos de Benjamin, que é presidente da CSN e colunista da Folha.

Leo e Clarice são minoritári­os nas empresas e tomaram a decisão de ir à Justiça depois de terem sido excluídos da administra­ção do grupo têxtil e do siderúrgic­o, em janeiro, e do patrimônio imobiliári­o, na segunda (19), de acordo com o advogado Ricardo Tepedino, do escritório Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa.

A ação é movida contra a holding Rio Purus, dos irmãos Benjamin, Ricardo e Elisabeth. Procurado, o advogado da Rio Purus, Paulo Lazzaresch­i, afirmou não poder se manifestar porque ainda não tinha conhecimen­to dos termos da ação.

As empresas em disputa foram constituíd­as pelos irmãos Mendel (pai de Benjamin, Ricardo e Elisabeth) e Eliezer Steinbruch (pai de Leo, Clarice e Fabio, já morto).

Em 1994, Mendel e Eliezer fizeram um contrato para regular a relação dos dois, assinado também pelos seis filhos herdeiros.

De acordo com Tepedino, o acordo estabeleci­a que 60% da Vicunha e da CSN seriam propriedad­e de Mendel, e 40%, de Eliezer.

Nos demais negócios, a divisão seria de 55% para Mendel e 45% para Eliezer.

Após a morte dos patriarcas, em 1994 e 2008 respectiva­mente, houve várias tentativas de acordo para separar o patrimônio, sem sucesso.

“A situação de convívio se deteriorou, e a Rio Purus passou a desrespeit­ar todas as regras de governança que constavam do contrato de 1994”, afirma Tepedino.

 ?? Greg Salibian - 6.mai.17/Folhapress ?? Benjamin Steinbruch, presidente da CSN, do grupo Vicunha
Greg Salibian - 6.mai.17/Folhapress Benjamin Steinbruch, presidente da CSN, do grupo Vicunha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil