Folha de S.Paulo

Abreu ficou conhecida no caos aéreo

-

DE SÃO PAULO

Antes de assumir o Ilume, Denise Abreu teve seu posto de maior destaque em 2006 e 2007, quando foi diretora da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O período foi marcado pelo caos aéreo, resultado de greves de controlado­res de voo, após a queda do Boeing da Gol, e pela maior tragédia da história da aviação brasileira, o acidente da TAM em São Paulo.

No primeiro caso, Abreu recebeu críticas após divulgação de foto sua fumando charuto em festa de servidores da Anac enquanto viajantes sofriam com atrasos e adiamentos de voos.

O acidente do Airbus da TAM, na noite de 17 de julho de 2007, matou 199 pessoas após o avião não conseguir frear ao pousar em Congonhas. O caso levou à abertura de processo contra Abreu e dois executivos da companhia aérea.

Ela foi acusada de ter induzido a Justiça a erro ao apresentar suposto documento falso com norma técnica que permitiria a liberação da pista de Congonhas para aviões com o reverso quebrado em dias de chuva, o que ocorreu no caso da aeronave da Tam.

Ela e os dois executivos foram absolvidos em primeira e segunda instâncias. Em julho do ano passado, o Ministério Público Federal disse que não recorreria da decisão.

Em 2016, Abreu se filiou ao recém-criado PMB (Partido da Mulher Brasileira), pelo qual cogitou concorrer à Prefeitura de São Paulo. Desistiu e se aliou a João Doria (PSDB) durante a campanha daquele ano.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil