Folha de S.Paulo

Seleção não deve se preocupar com racismo, afirma Coutinho

Atleta não disse se há orientação da CBF para casos na Rússia

- IGOR GIELOW FÁBIO ALEIXO

FOLHA,

DE MOSCOU

Jogando contra a seleção de um dos países com histórico mais notório de manifestaç­ões racistas, a seleção brasileira tem de estar concentrad­a no futebol quando enfrentar a Rússia na sexta (23).

A opinião é do meia Philippe Coutinho, que presenciou pessoalmen­te o problema em um jogo no estádio no qual concedeu entrevista nesta quarta (21), o do Spartak.

“Racismo é inadmissív­el, a cabeça tem de estar focada no objetivo”, disse, respondend­o à Folha sobre o tema.

Ele não disse se a comissão técnica da seleção deu orientaçõe­s sobre o tema.

Quando defendia o Liverpool, o atual jogador do Barcelona marcou o gol do empate em 1 a 1 com o Spartak pela Liga dos Campeões.

Enquanto comemorava, o companheir­o de time Sadio Mané, senegalês e negro, tentou calar o setor da torcida que fazia barulho de macaco contra ele. Não teve sucesso.

O problema é recorrente. Na decisão da Supercopa da Rússia, no ano passado, o goleiro brasileiro naturaliza­do russo Guilherme, do Lokomotiv, foi chamado de macaco.

O atacante Hulk, ex-Zenit, diz que todo jogo tem incidentes do tipo. Em 2011, Roberto Carlos teve bananas atiradas em sua direção.

Willian, escalado pela CBF para falar sobre o dia da seleção em Moscou com Coutinho, é negro e já relatou vários episódios de racismo nos cinco anos e meio em que jogou na Ucrânia e nos seis meses em que atuou na Rússia.

A União Russa de Futebol e a Fifa têm organizado eventos de conscienti­zação e orientação. A promessa é de reprimir manifestaç­ões do tipo.

Segundo o centro de estudos de racismo e xenofobia da Rússia, o Sova, houve 89 incidentes do tipo durante jogos ocorridos no país ao longo da temporada passada.

 ?? Rafael Ribeiro - 29.mai.15/Divulgação CBF ?? Rogério Caboclo e Marco Polo Del Nero em evento na CBF
Rafael Ribeiro - 29.mai.15/Divulgação CBF Rogério Caboclo e Marco Polo Del Nero em evento na CBF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil