Folha de S.Paulo

Carille testa sua confiança no Corinthian­s

Equipe precisa vencer o Bragantino por dois gols de diferença no Itaquerão para ir à semifinal do Paulista

-

Foi no mesmo torneio em 2017 que o técnico se consolidou no cargo. ‘Pressão neste ano vai ser maior’, afirma ele

Foi no Campeonato Paulista que Fábio Carille se consolidou como técnico do Corinthian­s. É no mesmo torneio que corre o risco de ver a primeira fissura na relação de confiança com a torcida.

O Corinthian­s enfrenta o Bragantino nesta quinta-feira (22) precisando vencer para evitar eliminação nas quartas de final do Estadual.

No primeiro jogo, no Pacaembu, a equipe do interior ganhou por 3 a 2. Se obtiver a vantagem mínima no Itaquerão, o Corinthian­s leva a decisão para os pênaltis. A classifica­ção será obtida de forma direta com vitória por diferença de dois ou mais gols.

Em 2017, o Paulista foi o momento de afirmação de Fábio Carille. A conquista do título estadual após o elenco começar o ano como (na teoria) a quarta força do torneio deu ao treinador a confiança para manter a linha de trabalho que lhe trouxe, no final da temporada, o tí- tulo brasileiro.

Em entrevista à Folha na semana passada, Carille havia dito sentir maior confiança em si mesmo e percebeu que os atletas acreditam mais no que ele diz. Mas futebol é resultado, principalm­ente para a diretoria. O presidente Andrés Sanchez não é fã incondicio­nal de Carille.

O técnico acredita que a fórmula para bater o Bragantino é a mesma de todas as partidas. O esquema 4-1-4-1 e a paciência quando estiver com a bola nos pés.

“Toda preleção eu falo: não mudem a postura por causa do resultado. Se está perdendo, empatando, ganhando, mantenham a concentraç­ão e o que foi planejado. Se for para ter cinco minutos de loucura, deixa para o final e tenta algo diferente. Se aquilo que você planejou não dá certo, imagina se cair no desespero? Tem tudo para dar mais errado ainda”, afirma o treinador.

A última vez que o Corinthian­s caiu no torneio estadual antes da semifinal foi em 2014, quando não passou da fase de grupos.

Mesmo que tenha vencido dois títulos de expressão no ano passado. Mesmo que a prioridade de 2018 seja a Libertador­es. A imagem de uma eliminação em matamata para o Bragantino, no Itaquerão, seria marcante para o time alvinegro.

“Eu sei que a pressão por resultados neste ano vai ser maior. No ano passado não havia expectativ­a nenhuma por resultado. Se terminasse o Brasileiro em terceiro seria uma vitória muito importante para todo mundo. Com as conquistas, sempre se espera mais”, completa. MUDANÇAS Apesar do sistema ser o mesmo, o time será diferente em relação ao que foi derrotado no último domingo (18) pelo Bragantino.

Uma mudança será forçada. Fagner está com a seleção brasileira para a disputa de amistosos. Ele será substituíd­o por Mantuan.

Ralf ficará como primeiro volante no lugar de Gabriel. Emerson Sheik deverá sair e Júnior Dutra será escalado. Mateus Vital entra na vaga que era de Romero para atuar pela lado do ataque.

Se o Corinthian­s conseguir a classifica­ção nesta quintafeir­a, a equipe enfrentará o São Paulo na semifinal. NA TV Corinthian­s x Bragantino Pay-per-view

 ?? Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthian­s ?? Fábio Carille no treino desta quarta (21), o último antes da partida contra o Bragantino
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthian­s Fábio Carille no treino desta quarta (21), o último antes da partida contra o Bragantino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil