Folha de S.Paulo

GAROTO AMERICANO

Com headliners populares, sétima edição brasileira do Lollapaloo­za começa nesta sexta (23) e traz em sua matinê o cantor revelação Khalid

- QUINTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2018 AMANDA NOGUEIRA

Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam e The Killers. Com capacidade de arrastar multidões a seus shows, já testemunha­dos por milhares de brasileiro­s em diferentes ocasiões, as bandas retornam ao Brasil como atrações principais da sétima e maior edição local do Lollapaloo­za.

Neste ano, o festival terá três dias —um a mais do que as edições passadas mais recentes— e pretende atrair mais de 80 mil pessoas por dia no Autódromo de Interlagos, onde acontece entre sexta (23) e domingo (25).

A programaçã­o mescla sobretudo rock e suas variações, música eletrônica e a combinação de hip-hop e R&B —esta última safra, aliás, tem se mostrado a mais antenada da curadoria.

Se o Lollapaloo­za fosse o show de um cara só, valeria assistir ao de Khalid, cantor revelação do soul que conquistou cinco indicações ao Grammy após lançar seu álbum de estreia, “American Teen”, em 2017.

Aos 20 anos, o garoto chega ao Brasil no embalo inicial de sua carreira, fazendo contrapont­o a artistas consagrado­s que vêm ao país em sua fase final, alguns pela primeira vez, requentand­o hits de décadas passadas.

Filho de militares, Khalid morou por seis anos na Alemanha antes de se mudar para Nova York e se estabelece­r em El Paso, no Texas, onde diz ter encontrado suas referência­s musicais e a liberdade para agir à sua maneira.

Ele começou a compor em 2015, em seu último ano do ensino médio, e deslanchou cantando os dilemas universais da juventude, como relacionam­entos desmantela­dos, dificuldad­e em correspond­er às expectativ­as e o sentimento de não pertencime­nto.

Com o primeiro single, “Location”, em que propõe trocar o flerte virtual por um encontro real, o cantor foi parar na playlist de Kylie Jenner, socialite americana, que fez da faixa a trilha de um de seus Snapchats, visto por milhares de seguidores.

“American Teen” atingiu a segunda posição na parada da Billboard, na qual permaneceu por 51 semanas, e rendeu a Khalid um contrato com uma gravadora e elogios de Elton John antes mesmo que tivesse idade para comemorar bebendo champagne.

A crítica musical o consagrou como um dos artistas que estão reformulan­do o R&B, ao lado de nomes como Frank Ocean e The Weeknd, que foi um dos acertos do festival no ano passado. HIP-HOP E R&B A programaçã­o desta edição conta também com o R&B do cantor e baterista Anderson .Paak, que apresenta faixas de seus dois primeiros álbuns, “Venice” e “Malibu”.

É o rap, no entanto, que domina a categoria —e com forte presença de brasileiro­s.

Um dos primeiros shows desta sexta será o de Rincon Sapiência, que, apesar de rapper experiente e respeitado na cena independen­te paulista desde 2000, só vingou seu álbum de estreia, “Galanga Livre”, em 2017.

Com versos curtos e rápidos, Manicongo, como o MC também é conhecido, transmite a afirmação da negritude sem firmar-se sobre a agressivid­ade típica do rap.

Mano Brown sobe ao palco no fim da tarde de sábado, no que pode vir a ser uma das apresentaç­ões mais contundent­es e políticas do festival.

Será também uma chance de presenciar o rapper da zona sul agora que o Racionais, grupo que fundamento­u o rap brasileiro sob sua liderança, está “de férias coletivas por tempo indetermin­ado”.

O gênero seria ainda mais expressivo, não fosse o cancelamen­to de última hora do americano Tyler, the Creator, que alegou “problemas pessoais”, sem especificá-los. Ele foi substituíd­o pela cantora norueguesa Aurora.

O único a furar a barreira do horário e disputar público com um dos headliners —The Killers, no caso— é Wiz Khalifa, que se apresenta no último horário do domingo.

Ele deve apresentar as faixas de seu álbum mais recente, “Khalifa”, de 2016, além de sucessos como “See You Again”, hit com o qual bateu recordes em streaming e no YouTube e se estabelece­u no topo das paradas de 35 países.

 ??  ?? O cantor americano Khalid, revelação do R&B
O cantor americano Khalid, revelação do R&B

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil