Folha de S.Paulo

Para estimular doações, grafiteiro espalha recados por muros de SP

Fomento à cultura de doar no Brasil é tema do próximo ‘Diálogos Transforma­dores’

- ROSANE QUEIROZ

COLABORAÇíO PARA A FOLHA

“Quem doa vive mais.” A frase escrita em branco, sobre um muro vermelho, em Higienópol­is, centro de São Paulo, chama a atenção para um assunto latente: a importânci­a de estimular a cultura de doação no Brasil.

“Ajudar alguém é revigorant­e e o bem-estar gerado pode ser uma motivação genuína para que as pessoas doem mais”, diz o artista visual Pedro Frazão, 38, autor do grafite, repetido em 40 espaços públicos na cidade.

Pedro sofre com um problema renal congênito e entrou na fila de espera por um rim, há quatro meses. Ao conviver desde criança com o universo da doação de órgãos —a mãe recebeu um transplant­e e dois irmãos têm a mesma doença—, o artista acabou se envolvendo com o tema em diversas esferas.

Ele colabora mensalment­e, há cinco anos, com a associação humanitári­a Médicos Sem Fronteiras e encontrou na cultura de doação uma causa para estampar muros, paredes e postes com mensagens curtas, como “Doe +”, além da frase que associa generosida­de a longevidad­e.

“O sentimento de satisfação de quem doa é real. Não conheço ninguém que colabore com uma causa ou passe o dia distribuin­do comida na rua e não chegue em casa sorrindo”, diz ele, reforçando a máxima de que “quem ajuda o outro ajuda a si mesmo”. SATISFAÇÃO PESSOAL O bem-estar gerado pelo ato de doar é a principal motivação dos brasileiro­s para fazer doações, conforme a pesquisa Country Giving Report Brasil 2017, realizada pela Charities Aid Foundation, com sede no Reino Unido.

O estudo revelou que 68% dos brasileiro­s fizeram doação em dinheiro em 2016, metade deles movida pelo desejo de satisfação pessoal.

“O altruísmo traz bem-estar, as pessoas sentem prazer ao fazer parte de algo maior”, diz Paula Fabiani, diretorapr­esidente do Idis (Instituto para o Desenvolvi­mento do Investimen­to Social), respon-

 ?? @eveweigel/Divulgação ?? Grafite de Pedro Frazão em muro na região central de São Paulo
@eveweigel/Divulgação Grafite de Pedro Frazão em muro na região central de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil