Folha de S.Paulo

Ex-presidente cancela ato após bloqueio de estrada

- CATIA SEABRA

Com acesso à cidade bloqueada por manifestan­tes, o ex-presidente Lula foi obrigado a cancelar, nesta sexta (23), ato na gaúcha Passo Fundo.

Desde seu lançamento, em agosto de 2017, essa é a primeira vez que a caravana tem uma agenda cancelada por motivos de segurança.

Lula e sua caravana estavam a caminho da cidade, pouco depois das 13h30, quando cerca de 80 manifestan­tes, em sua maioria simpatizan­tes do presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL), já o aguardavam à beira da estrada.

Uma pista estava inteiramen­te obstruída por tratores e máquinas agrícolas que formavam uma espécie de funil por onde a comitiva de Lula passaria.

Usando trajes típicos e chapéus, jovens traziam chicotes e correntes nas cinturas. Um deles carregava um taco de beisebol. Caixas de ovos estavam espalhadas no chão.

Presidente do sindicato dos produtores rurais e um dos líderes do protesto, Jair Dutra Rodrigues, de 52 anos, ironizou ao responder por que levavam ovos: “É para almoço”. Vestido com uma camiseta de Bolsonaro envolta com uma bandeira do Brasil, Balzarete Juliane de Almeida disse: “É para ovacionar a passagem da caravana”.

Os dois relataram ter feito um acordo com a Brigada Militar para permitir a passagem da comitiva. Às 14h30, informados da iminente chegada de Lula, estacionar­am dois tratores no meio da estrada, obstruindo as duas pistas.

No mesmo momento em que os dois condutores eram detidos —e um deles arremessav­a a chave do trator no mato— pneus eram queimados em outro ponto da estrada.

A polícia lançou bombas de gás lacrimogên­eo para detê-los. Presa no engarrafam­ento causado pela confusão, a caravana de Lula chegou à cidade por uma via vicinal, mas foi aconselhad­a a deixar o local por razões de segurança.

Duas horas antes do bloqueio, Lula reclamou: “Tenho 72 anos e nunca fui para beira de uma estrada deste país impedir que meus adversário­s passassem”.

À noite, o petista era aguardado em São Leopoldo, próximo de Porto Alegre. Sobre o local onde ocorreria evento em seu apoio, um avião passava com faixa com os dizeres “Lula, o Brasil te quer em cana”. FERNANDA WENZEL,

 ?? Marlene Bergamo/Folhapress ?? Estrada para Passo Fundo (RS) é liberada após bloqueio organizado por ruralistas e bolsonaris­tas contra caravana de Lula
Marlene Bergamo/Folhapress Estrada para Passo Fundo (RS) é liberada após bloqueio organizado por ruralistas e bolsonaris­tas contra caravana de Lula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil