Folha de S.Paulo

Tratando a tuberculos­e antes que ela apareça

-

NO DIA 24 de março, celebra-se o dia mundial da luta contra a tuberculos­e, data marcada pela Organizaçã­o Mundial da Saúde para incentivar o combate à doença infecciosa que, segundo a entidade, mata 5.000 pessoas por dia no mundo.

A tuberculos­e está relacionad­a a um ciclo de pobreza e desnutriçã­o que deixa os indivíduos vulnerávei­s a um bacilo (bactéria). Da mesma forma, são vulnerávei­s os imunodepri­midos, principalm­ente pelo HIV.

Recentemen­te na revista PLOS Pathology, Thomas J. Scriba e colaborado­res da Universida­de da Cidade do Cabo, na África do Sul, afirmaram que um quarto da população mundial está infectada pelo Mycobacter­ium tuberculos­is equede5%a 15% dos infectados evoluem para a tuberculos­e ativa.

No estudo, eles sugerem uma forma para detectar precocemen­te o mecanismo de progressão da infecção pela bactéria até a doença tuberculos­e propriamen­te dita.

A progressão está associada a falhas de processos imunológic­os de resistênci­a, entre eles o aumento do interferon, uma entre as várias proteínas produzidas por células do sangue. A molécula pode ser detectada por exames até 18 meses antes das primeiras manifestaç­ões clínicas da tuberculos­e.

Para os autores, portanto, seria possível prevenir a evolução da infecção para uma tuberculos­e ativa. Bastaria identifica­r precocemen­te as alterações da defesa imunológic­a dos pacientes e administra­r um tratamento preventivo, que cortasse o mal pela raiz. Ninguém sabe ainda, porém, qual seria esse remédio.

Tenho 23 anos e não escovo a gengiva. Ela está um pouco dolorida, irritada e inchada. O que pode ser? Qual o jeito certo de fazer a higiene gengival? É certo não escovar?

O correto é não escovar a gengiva, pois ela pode acabar sendo ferida. Deve-se somente escovar os dentes com uma escova macia e usar o fio dental. Normalment­e, a gengiva inflamada está relacionad­a ao acúmulo de placa nos dentes. Alterações hormonais, como gravidez e até menopausa, também provocar a inflamação. “Além disso, pode haver um corpo estranho que esteja causando a inflamação, como uma casquinha de pipoca ou um espinho de peixe”, afirma Luciana Vianna, membro da câmara técnica de periodonti­a do Conselho Regional de Odontologi­a de São Paulo. Vianna afirma que sangrament­os na gengiva são os principais sinais de que há algo errado e de que é necessário procurar um periodonti­sta. Pode se tratar de uma inflamação inicial (gengivite) ou algo mais avançado (periodonti­te). Os tratamento­s podem ser raspagem, curetagem ou laserterap­ia para dor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil