Folha de S.Paulo

Rede registra telefonema­s de usuários

-

DE SÃO PAULO

Na esteira do escândalo do uso de dados envolvendo a empresa de consultori­a Cambridge Analytica, alguns usuários do Facebook relataram que, ao saírem da rede social e terem acesso a uma planilha com os dados capturados pela companhia de Mark Zuckerberg, ficaram surpresos ao perceber que as ligações e as mensagens de texto estavam registrada­s.

A informação foi publicada pelo jornal Wall Street Journal e confirmada pelo Facebook.

O registro das ligações e mensagens dos usuários era feito dos usuários com smartphone­s com o sistema Android que instalaram o aplicativo de mensagens (Facebook Messenger) ou a versão mais leve do Facebook, chamado Lite.

O Facebook publicou uma nota dizendo que não há nada de impróprio com o registro das chamadas e mensagens pela rede social. Também afirma que nunca vende os dados nem vê o conteúdo das mensagens.

De acordo com o jornal Wall Street Journal, o desenvolve­dor de softwares da Nova Zelândia Dylan McKay disse que a coleta de informaçõe­s dos telefonema­s dele durou mais de um ano.

Segundo o Facebook, ao entrar no aplicativo pela primeira vez, o usuário é questionad­o se deseja sincroniza­r contatos. O objetivo, de acordo com a rede social, é ajudar as pessoas a encontrar outras pessoas que conheça e estejam na agenda do telefone.

“As pessoas têm de concordar de forma expressiva com o uso disso. Se, em qualquer momento, não quiserem mais usar esse instrument­o, podem desligar as configuraç­ões”, diz o comunicado do Facebook.

A revelação ocorre em meio à maior crise enfrentada pelo Facebook, após a divulgação de que a Cambridge Analytica utilizou dados de 50 milhões de usuários da rede social para influencia­r na eleição presidenci­al dos Estados Unidos e favorecer Donald Trump.

O caso está sendo investigad­o pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês), órgão de proteção ao consumidor e defesa da concorrênc­ia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil