Folha de S.Paulo

PRAÇA DE GUERRA

-

Ruralistas de todo o país estão sendo convocados por suas associaçõe­s de classe para protestar em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal) no dia 4 de abril. A data coincide com o julgamento do habeas corpus de Lula, o que preocupa setores da segurança do governo e também do PT.

A possibilid­ade de um embate entre os ruralistas, tradiciona­lmente contrários, em sua maioria, a Lula, e militantes que defendem o expresiden­te é considerad­a real. A animosidad­e com que a caravana do petista foi recebida no sul do país, com pedras e ovos, foi um alerta do que pode estar por vir.

Os produtores rurais já tinham marcado a data da manifestaç­ão há mais tempo, antes de saber que o caso de Lula seria julgado no dia 4. Eles protestam contra o pagamento retroativo do Funrural, que é a contribuiç­ão previdenci­ária de produtores e empreendim­entos rurais.

O clima é tenso no setor. Apesar de Michel Temer ter criado um programa de parcelamen­to das dívidas, as associaçõe­s dizem que o pagamento pode levar milhares de propriedad­es rurais à falência. Elas pressionam o STF para que considere a cobrança do passado ilegal.

Atendentes da Netflix estão treinadas para responder aos clientes que telefonam reclamando da série “O Mecanismo”, do diretor José Padilha. Sempre que questionad­as, afirmam, com algumas variações, que ela é “uma série dramática de ficção inspirada em eventos reais ocorridos no Brasil”.

A Netflix tinha optado, até a noite de terça (27), por não responder publicamen­te às críticas que a série de Padilha vem sofrendo, em especial nas redes sociais. Uma das primeiras a bombardear o trabalho foi a ex-presidente Dilma Rousseff.

 ??  ?? Odilon Wagner Ismael Ivo e Eduardo Saron José Luiz Penna Renato Borghi e Miriam Mehler
Odilon Wagner Ismael Ivo e Eduardo Saron José Luiz Penna Renato Borghi e Miriam Mehler

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil