Folha de S.Paulo

Facebook muda acesso a controle de dados

Em resposta a escândalo, rede social dará mais opções a usuários sobre suas informaçõe­s

-

Mergulhado em um escândalo envolvendo o uso irregular de dados que já significou a perda de US$ 93,134 bilhões (R$ 310 bilhões) em valor de mercado em menos de duas semanas, o Facebook anunciou nesta quarta-feira (28) mudanças para aumentar o controle dos usuários sobre suas informaçõe­s.

Antes da entrada em vigor da nova regulação da União Europeia sobre proteção de dados, em maio, a rede social vai incluir um novo menu que permitirá editar informaçõe­s que os usuários compartilh­am e deletar dados. Também possibilit­ará que baixem seus dados e transfiram para outros serviços.

“A última semana mostrou o quanto precisamos trabalhar para garantir que nossas políticas sejam respeitada­s e ajudar as pessoas a entender como o Facebook funciona e as escolhas que elas têm sobre seus dados. Temos escutado que as configuraç­ões de privacidad­e e outras ferramenta­s importante­s são difíceis de encontrar”, disseram, em comunicado, Erin Egan, vice-presidente responsáve­l pela privacidad­e do Facebook, e Ashlie Beringer, diretora-adjunta jurídica da rede social.

Segundo os executivos, a maioria das atualizaçõ­es já estava em andamento havia algum tempo, mas os eventos dos últimos dias ressaltara­m sua importânci­a. DONALD TRUMP As modificaçõ­es surgem após o aplicativo “thisisyour­digitallif­e” ter capturado dados de 50 milhões de pessoas, que teriam sido usados pela consultori­a Cambridge Analytica para favorecer a eleição de Donald Trump à Presidênci­a dos Estados Uni-

ACESSE SUA INFORMAÇÃO

Pela página, usuários poderão acessar seus dados, como publicaçõe­s, reações e comentário­s, podendo excluí-los da sua linha do tempo ou perfil. O download das informaçõe­s (fotos, contatos, postagens) ficou mais fácil e elas podem ser transferid­as para outro serviço dos, em 2016.

O menu de configuraç­ões do Facebook em dispositiv­os móveis foi redesenhad­o. Em vez de as ferramenta­s ficarem distribuíd­as em quase 20 diferentes telas, elas agora estão acessíveis em um único lugar.

“Nós também eliminamos configuraç­ões ultrapassa­das, então está claro quais informaçõe­s podem ou não ser compartilh­adas com apps”, disseram Egan e Beringer. ATALHOSDEP­RIVACIDADE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil