Folha de S.Paulo

Marcha dos Cem Mil leva tensão à fronteira entre Israel e faixa de Gaza

-

COLABORAÇíO PARA A EM TEL AVIV

Os organizado­res estão chamando a manifestaç­ão de a Grande Marcha da Volta. O grupo islâmico Hamas, que controla Gaza há 11 anos, chama de Marcha dos Cem Mil.

Mas não se sabe quantos palestinos vão se manifestar, nesta sexta-feira (30), na fronteira entre a faixa de Gaza e Israel, num dos maiores protestos contra israelense­s já programado­s na região.

A única certeza é a de que há possibilid­ade de um confronto violento às vésperas do Pessach (a Páscoa judaica), que começa nesta sexta ao anoitecer.

O Exército israelense cancelou o feriado de centenas de soldados, deslocando para a fronteira tropas adicionais de unidades de combate, incluindo veículos para lançamento de gás lacrimogên­eo e atiradores de elite.

Do lado palestino, os organizado­res do protesto já montaram uma infraestru­tura que inclui centenas de barracas e sanitários em dez pontos ao longo da fronteira. As tendas foram erguidas de 500 a 700 metros da cerca, de onde a multidão deve começar a marcha. Eles dizem que não se trata de uma manifestaç­ão violenta.

“Quando marcharmos até a fronteira, os organizado­res vão decicir o que fazer”, disse um dos líderes do Hamas, Ismail Radwan. “A Ocupação [Israel] não deveria cometer nenhum ato estúpido no confronto com multidões palestinas”.

Nickolay Mladenov, o coordenado­r especial da ONU para o processo de paz no Oriente Médio, pediu que os dois lados “se contenham e tomem as medidas necessária­s para evitar uma escalada violenta”. Ele disse, principalm­ente, que “crianças não devem ser colocadas em risco”.

Para o Hamas, que enfrenta um nível recorde de insatisfaç­ão popular em Gaza, o protesto será uma boa maneira de desviar a atenção do desemprego de 40% e dos blecautes e problemas com abastecime­nto de água e mantimento­s.

As fronteiras de Gaza com Egito e Israel estão praticamen­te fechadas desde que o Hamas –considerad­o por ambos como um grupo terrorista– tomou o controle, à for-

 ?? Ibraheem Abu Mustafa/Reuters ?? Palestino grita em confronto na fronteira, em protesto em que pede o retorno à sua terra
Ibraheem Abu Mustafa/Reuters Palestino grita em confronto na fronteira, em protesto em que pede o retorno à sua terra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil