Folha de S.Paulo

Microsoft rebaixa status do Windows em reestrutur­ação

Divisão do sistema operaciona­l é incorporad­a a outras áreas, dentro do processo da empresa de priorizar a computação em nuvem

-

A Microsoft dividiu o grupo de engenharia que cuidava do sistema operaciona­l Windows, como parte de uma ampla reorganiza­ção, no mais dramático sinal dos esforços do presidente-executivo Satya Nadella para acelerar a transforma­ção da empresa na era da computação em nuvem.

A decisão, parte de uma série de mudanças nos grupos de engenharia da empresa anunciada nesta quinta-feira (29), também resultará na saída de Terry Myerson, que até agora comandava a divisão Windows.

No passado, o Windows era a fundação de um monopólio de software que dominou o mundo da tecnologia e continua a ser fonte importante de lucro para a Microsoft, embora a companhia já não divulgue dados sobre seu desempenho financeiro. Mas a importânci­a do sistema operaciona­l caiu, diante da queda nas vendas de PCs nos últimos anos. A Microsoft tampouco conseguiu criar um concorrent­e viável para o Google Android e o Apple iOS.

A mais recente reorganiza­ção ordenada por Nadella divide em duas a equipe de engenharia do Windows. O grupo encarregad­o do sistema operaciona­l propriamen­te dito fará parte de uma unidade ampliada de “nuvem e inteligênc­ia artificial”, que se responsabi­lizará pelas plataforma­s de software da empresa, do serviço de computação em nuvem Azure ao software para a internet das coisas.

A segunda parte da equipe do Windows, que cuida do “invólucro” (“shell”) do sistema operaciona­l, que controla a interface com os usuários, será parte de um novo grupo de “experiênci­as e dispositiv­os”, que combinará todas as demais equipes de engenharia da Microsoft.

A reorganiza­ção envolverá mudanças nas responsabi­lidades de muitos dos líderes da empresa na área de engenharia e cimenta a posição de dois executivos no topo da organizaçã­o de engenharia e produtos da Microsoft.

Scott Guthrie, que já comanda a divisão de produtos para nuvem e empresas da companhia, assumirá a responsabi­lidade pelo grupo ampliado de nuvem e inteligênc­ia artificial, enquanto Rajesh Iha, que comandava a divisão de produtos Office, assumirá o grupo de experiênci­as e dispositiv­os. PAULO MIGLIACCI

 ?? Dado Ruvic - 28.mar.18/Reuters ?? Silhuetas à frente de projeção com o logotipo da Microsoft em Sarajevo, na Bósnia-Herzegóvin­a; chefe da extinta divisão do Windows deixa a empresa
Dado Ruvic - 28.mar.18/Reuters Silhuetas à frente de projeção com o logotipo da Microsoft em Sarajevo, na Bósnia-Herzegóvin­a; chefe da extinta divisão do Windows deixa a empresa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil