Folha de S.Paulo

SINAL DE ALERTA

-

Os advogados de Lula no Brasil e nos EUA notificara­m extrajudic­ialmente a Netflix, há cerca de um ano, sobre a série “O Mecanismo”, de José Padilha, então em fase de produção. Na ocasião, apresentar­am documentos e alertaram sobre o que já considerav­am riscos de distorções na história da Lava Jato envolvendo o ex-presidente.

As notificaçõ­es podem servir hoje de base para um eventual processo de Lula contra a Netflix nos EUA. Questionad­os, os defensores do petista dizem que não comentam.

Na série, o personagem que representa Lula tem, por exemplo, diálogos que na vida real são do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que dizia ser necessário “estancar a sangria” da Operação Lava Jato.

A Netflix não se manifesta sobre “O Mecanismo”. Padilha diz que ela é uma série dramática e que misturar os diálogos não tem a menor importânci­a pois são todos parte do sistema.

José Yunes e Michel Temer jantaram no fim de semana, em SP. Os dois quase sempre se encontrava­m quando o presidente estava na cidade.

Aos 80 anos, Yunes passou por cirurgia cardíaca recente para implantar uma válvula aórtica. Ele tinha um estreitame­nto que comprometi­a a circulação.

Depois que tiver alta, Paulo Maluf deve ir a SP de avião privado providenci­ado pela família, e com acompanham­ento médico. “Ele vai cumprir a pena em casa, seguindo rigorosame­nte as regras até que o caso seja apreciado pelo plenário do STF (Supremo Tribunal Federal)”, diz o advogado Ricardo Tosto.

Maluf sairá de casa só para exames, quando poderá ficar internado, “e só se autorizado pelo STF”, diz Jorge Nemr.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil