Folha de S.Paulo

Rosa Weber negou liberdade a57condena­dosem2ºgra­u

Desde 2016, em só um pedido ministra do STF foi favorável a habeas corpus

- RICARDO BALTHAZAR DANIEL MARIANI

Voto-chave sobre caso de Lula, ela já escreveu que contrariav­a posição pessoal para seguir maioria da corte

Dona do voto que pode definir o futuro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no plenário do Supremo Tribunal Federal nesta semana, a ministra Rosa Weber negou a liberdade a pelo menos 57 condenados que recorreram à corte para se livrar da cadeia nos últimos dois anos.

Desde que o STF mudou sua orientação sobre prisões em segunda instância e autorizou o cumpriment­o da pena antes do esgotament­o dos recursos em tribunais superiores, Rosa foi sorteada para analisar 58 habeas corpus apresentad­os por pessoas prejudicad­as pela mudança.

De acordo com levantamen­to feito pela Folha ,aministra decidiu a favor do réu em um único caso, o de uma mulher condenada por roubar comida de uma igreja no interior paulista há cinco anos.

Rosa é contra a nova jurisprudê­ncia adotada pelo tribunal, mas seu voto no caso de Lula é considerad­o uma incógnita porque, nos julgamento­s de habeas corpus, ela tem contrariad­o suas convicções pessoais e votado de acordo com a orientação definida pela maioria dos colegas.

Como o caso de Lula será analisado pelo plenário da corte e não pelas turmas em que os 11 ministros se dividem, a sessão desta semana pode abrir caminho para uma nova guinada na jurisprudê­ncia do STF, permitindo que a ministra vote de maneira coerente com suas opiniões.

O entendimen­to em vigor no Supremo foi fixado em 2016, no julgamento do habeas corpus de um homem condenado por roubo. Ele foi reafirmado após a apresentaç­ão de duas ações que questionam a nova orientação, mas elas ainda não foram julgadas pelo plenário da corte.

Nas três ocasiões em que os 11 ministros debateram o assunto, formou-se uma maioria apertada a favor das prisões, de 6 votos a 5. Além de Rosa, ficaram vencidos os ministros Celso de Mello, Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowsk­i.

 ?? Roberto Jayme - 22.fev.2018/Ascom/TSE ?? A ministra do STF Rosa Weber durante sessão; magistrada negou habeas corpus na maioria dos casos semelhante­s ao de Lula
Roberto Jayme - 22.fev.2018/Ascom/TSE A ministra do STF Rosa Weber durante sessão; magistrada negou habeas corpus na maioria dos casos semelhante­s ao de Lula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil