Folha de S.Paulo

Abaixo-assinado defende prisão após 2ª instância

- JUSTIÇA

DE BRASÍLIA - O ex-procurador geral da República Rodrigo Janot, procurador­es da Lava Jato e outros 4.200 integrante­s do Judiciário fizeram um abaixo-assinado para defender a prisão após condenaçõe­s em segunda instância.

O documento, que diz que “a mudança da jurisprudê­ncia implicará a liberação de inúmeros condenados”, será entregue nos gabinetes dos 11 ministros do STF na tarde desta segunda-feira (2).

A medida visa pressionar o Supremo a evitar uma mudança no entendimen­to do assunto. Na quarta (4), o tribunal julga o habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula.

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou neste domingo (1º) que três pessoas da família Torrealba, dona do Grupo Libra, se apresentem à Polícia Federal para prestar depoimento.

Dos 13 alvos de mandados de prisão na última quinta na Operação Skala, três não foram encontrado­s por estarem fora do Brasil: Rodrigo, Ana Carolina e Gonçalo Torrealba.

“Fica explicitad­o que os investigad­os que se encontram no exterior deverão se apresentar à Polícia Federal, no momento do desembarqu­e, e serem levados para a prestação de depoimento­s”, escreveu Barroso em despacho.

“Após tais depoimento­s, ouvirei a Procurador­ia-Geral da República sobre a necessidad­e ou não de decretação de prisão temporária.”

Os investigad­ores querem esclarecer os motivos de integrante­s da família Torrealba terem feito doação eleitoral pessoal e empresaria­l para campanhas políticas e apurar se houve solicitaçã­o indevida de valores em troca da renovação de contratos de concessão em Santos.

Em 1995, o Grupo Libra assinou a primeira concessão privada para operar terminais em Santos. Os indícios que deram suporte à ação da PF re-

 ?? Marcelo Chello - 31.mar.2018/CJPress/Folhapress ?? José Yunes (à esq.) deixa a carceragem da PF em São Paulo
Marcelo Chello - 31.mar.2018/CJPress/Folhapress José Yunes (à esq.) deixa a carceragem da PF em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil