Folha de S.Paulo

Trump e Sanders se unem contra Amazon nos EUA

-

Donald Trump voltou a atacar a Amazon no sábado, via Twitter, dizendo que os correios perdem US$ 1,50 por cada pacote que entregam.

No domingo, o senador Bernie Sanders, que esteve perto de ser o candidato democrata contra Trump, se uniu a ele afirmando à CNN que a Amazon se tornou grande demais. Com os mesmos argumentos do adversário, como o desapareci­mento das lojas de varejo nos EUA, defendeu “examinar o poder e a influência” da Amazon.

Paralelame­nte, a agência britânica Reuters noticiou no meio da semana que a Amazon está negociando no Brasil a compra da Via Varejo, que controla as redes de lojas Casas Bahia e Pontofrio.

As seguidas declaraçõe­s de Trump derrubaram as ações da Amazon nos EUA. No Brasil, a possível aquisição fez saltar as ações da Via Varejo.

NYT quase concorda O New York Times foi checar as declaraçõe­s de Trump e publicou que “faltou contexto”, porém “uma análise do Instituto de Tributação e Política Econômica concluiu que a Amazon não pagou nenhum imposto federal em 2017”. E outra “análise de 2017 feita pelo Citigroup concluiu que os correios estavam cobrando taxas abaixo do mercado para entrega de pacotes”. Por outro lado, o NYT questionou os ataques de Trump ao Washington Post —que foi comprado por Jeff Bezos, dono da Amazon— e afirmou que o jornal “opera independen­temente” da empresa.

NYT vs. SCMP Em outro texto, o NYT atacou no domingo o South China Morning Post —que foi comprado por Jack Ma, dono do Alibaba. Diz que o bilionário chinês “antevê um dia em que o SCMP será a organizaçã­o jornalísti­ca dominante no mundo” e “partiu para uma farra de contrataçõ­es de jornalista­s de veículos como BBC e NYT”. Mas seu jornal tem como “missão promover o soft power da China”.

‘Soft power’ nos Bálcãs O site Politico noticiou que o Reino Unido “retomou a batalha por influência nos Bálcãs”, numa “luta de soft power com a Rússia”. Após uma década, a estatal britânica BBC relançou seus serviços na Sérvia, “para concorrer com veículos nacionais de mídia, muitos dos quais trazem poucas repor- tagens críticas ao presidente Aleksandar Vučić”. Eleito em 2017, ele tem o “objetivo de levar a Sérvia à União Europeia, mas também mantém relações próximas com a Rússia”.

Segurança Nacional Na mesma semana em que enfrentou campanha por boicote no Brasil, a Netflix anunciou a nomeação para seu conselho de Susan Rice, ex-assessora de Segurança Nacional dos EUA, e passou a enfrentar campanha também por lá, como noticiaram HuffPost, Breitbart e outros. Até a Variety qualificou Rice como “controvers­a”, dada a sua atuação em países como Líbia, Síria e Ucrânia.

 ?? Reprodução/Arab News ?? » O PRÍNCIPE Em foto de agência saudita, Jeff Bezos, da Amazon, com Mohammed bin Salman, que cumpre agenda por Vale do Silício (Bill Gates, Tim Cook) e Hollywood
Reprodução/Arab News » O PRÍNCIPE Em foto de agência saudita, Jeff Bezos, da Amazon, com Mohammed bin Salman, que cumpre agenda por Vale do Silício (Bill Gates, Tim Cook) e Hollywood

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil