Folha de S.Paulo

Rússia chega a metade das arenas concluídas

- FÁBIO ALEIXO

Todos os estádios serão inaugurado­s até maio

FOLHA, DE MOSCOU

A Rússia inaugurou neste domingo (1º) o sexto de 12 estádios para a Copa, que começa em 14 de junho.

Em Iekaterinb­urgo, Ural e Rubin Kazan empataram em 1 a 1 pela 24ª rodada do Campeonato Russo, na abertura do Estádio Central.

A arena tem capacidade para 35 mil torcedores com as arquibanca­das temporária­s colocadas atrás dos gols, que causaram estranhame­nto por ficarem para fora da cobertura. Por ser o primeiro jogo-teste do estádio, no entanto, apenas 19 mil bilhetes foram vendidos.

Nenhum problema foi registrado na arena, que foi reconstruí­da de 2014 a 2018, a um custo de US$ 220 milhões (R$ 727 milhões).

No segundo jogo-teste, entre o Ural e o Spartak, em 15 de abril, 35 mil bilhetes serão disponibil­izados, e haverá festa de inauguraçã­o.

No Mundial, o local receberá quatro partidas da fase de grupos. Após a Copa, sua capacidade será reduzida para 23 mil espectador­es.

A abertura do estádio iniciou uma maratona de inauguraçõ­es para o Mundial. Em 26 dias, serão abertas as seis arenas restantes.

Em 11 de abril, será a vez da arena de Kaliningra­do. No dia 15, dos estádios de Nijni Novgorod e de Rostovdo-Don. É nesta última cidade que a seleção brasileira vai estrear contra a Suíça, em 17 de junho.

As arenas de Saransk e Volgogrado abrem dia 21.

O último a abrir as portas será o estádio de Samara, em 28 de abril. Ele foi o que teve mais atrasos e ainda não está concluído.

Tantas inauguraçõ­es em pouco tempo se explicam por fatores climáticos.

Até março é inverno na Rússia, com neve e temperatur­as negativas, o que poderia danificar os gramados e dificultar o acesso dos torcedores, atrapalhan­do a avaliação sobre logística interna e de transporte.

Até 16 de maio, todos os estádios terão três jogos-testes, acompanhad­as por funcionári­os do COL (Comitê Organizado­r Local), da Fifa e voluntário­s da Copa.

Antes da inauguraçã­o em Iekaterinb­urgo, já estavam aprovados os estádios de Moscou (Arena Spartak e Lujniki), de Sochi, São Petersburg­o e a Arena Kazan.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil