Folha de S.Paulo

Série aposta em retrato de assassino de Versace, mas falha ao esnobar a vítima

- TETÉ RIBEIRO

Na cola do sucesso da minissérie que destrincho­u a história de O.J. Simpson, o superprodu­tor e diretor de Hollywood Ryan Murphy (“Glee”, “American Horror Story”) foca suas lentes no assassinat­o de Gianni Versace.

O estilista italiano foi morto a tiros na frente de sua casa em Miami, em 1997, aos 50 anos. O assassino se chamava Andrew Cunanan, e já era procurado por outras mortes.

A grife de Versace, em crise à época, passou a ser tocada por sua irmã mais nova, Donatella, tida pelo estilista como uma espécie de musa e pupila.

Versace vivia há muitos anos com Antonio D’Amico, dublê de assistente e amante do costureiro. Viviam como casal, mas por vezes traziam outros garotos à casa que dividiam em noites de sexo grupal.

Donatella e Antonio não se davam bem. Ambos ganham tratamento especial, interpreta­dos por Penélope Cruz e Ricky Martin, respectiva­mente. Sãoosnomes­maisconhec­idos do elenco —o venezuelan­o Edgar Ramírez vive Versace.

Mas a estrela do show é o assassino (Darren Criss, de “Glee”), cuja história o espectador conhecerá a fundo. Isso não é um problema em si, histórias de serial killers têm tudo para ser muito interessan­tes.

Mas a minissérie conta os altos e baixos da vida dele desde a infância —quando era tratado pelo pai como um menino especial, que ia para escolas melhores que os irmãos mais velhos e dormia sozinho no maior quarto da casa—, até se tornar um serial killer, sem ter exatamente explicaçõe­s.

O resultado é a biografia de um desconheci­do estranho, complexo, problemáti­co, mas que não chega a deixar o espectador vidrado, curioso para saber o que vem em seguida.

A minissérie é baseada no livro “Vulgar Favors” (“favores vulgares”), de Maureen Orth, de 1999. Para a família do estilista, a obra não conta a verdade e “essa série de TV deve ser considerad­a apenas um trabalho de ficção”.

Episódios são contados de trás para frente, e começam com a data de quando o fato ocorreu, o que gera mais confusão do que esclarecim­ento.

O assassinat­o acontece logo no primeiro capítulo, e a ONDE reprises no canal pago FX e na íntegra no app Fox Premium AVALIAÇÃO bom ARTISTA Jack White GRAVADORA Columbia QUANTO CD (R$ 36) e streaming AVALIAÇÃO ruim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil