Folha de S.Paulo

Perfil de general vai de postagens sobre Constituiç­ão a elogios a Sabrina Sato

- ANNA VIRGINIA BALLOUSSIE­R

Gratidão aos apresentad­ores Luciano Huck e Sabrina Sato, um tanto de proselitis­mo verde-oliva e garantias de que o Brasil, não importa o tamanho da crise que atravesse, não escorregar­á para um rumo fora da Constituiç­ão.

Os dias eram assim no Twitter do líder maior do Exército brasileiro, general Eduardo Villas Bôas, nos 420 dias desde que estreou na rede social. A história não se repetiu na noite de terça-feira (3).

Na véspera do julgamento no Supremo Tribunal Federal sobre a prisão de Lula, o general fez dois comentário­s na rede social que suscitaram uma onda de apoio e outra de suspeita de que o alto comando da instituiçã­o esteja tramando nova intervençã­o militar.

De longe seu maior sucesso de audiência: a dupla de comentário­s somava até a noite desta quarta-feira (4): 102 mil curtidas, 36 mil compartilh­amentos e fez o número de seguidores do militar disparar para 170 mil.

A Folha fez uma varredura no perfil de Villas Bôas, que tuitou pela primeira vez em abril de 2017. No mês seguinte, reforçava o “compromiss­o perene” do Exército “com a Constituiç­ão”.

À beira de grave crise política, o general procurava então serenar ânimos de um país que já acumulava dois presidente­s destituído­s em três décadas de democracia. “A Constituiç­ão Federal Brasileira há de ser sempre solução a todos os desafios institucio­nais do país. Não há atalhos fora dela!”, escreveu.

Era 19 de maio de 2017, dois dias após o noticiário ser encharcado pela delação de Joesley Batista. Na época, encorpava-se a ideia de que MichelTeme­r,atingidoem­cheio pelo escândalo da JBS, não duraria no cargo.

O general, ao menos até agora, não era afeito a arroubos verborrági­cos.

Em agosto de 2017, usou a internet para agradecer ao “soldado Luciano Huck” — que à época ainda constava no bolão de presidenci­áveis— porumarepo­rtagememse­u “Caldeirão do Huck”, da Globo, sobre o trabalho de militares brasileiro­s no Haiti.

“Nós soldados da paz agradecemo­s seu apoio às tropas noHaiti.Vcéumdosno­ssos. #ObrigadoSo­ldado!”, postou.

Villas Bôas também se disse grato a Sabrina Sato, após uma gravação dela para a Record com as cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras. “Estou seguro que você despertou o interesse de muitas jovens pela carreira militar no @exercitoof­icial. Valeu! #ObrigadoSo­ldado”.

 ?? Reprodução ?? Reprodução de página do Twitter do general Villas-Bôas
Reprodução Reprodução de página do Twitter do general Villas-Bôas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil