Folha de S.Paulo

Após declaração de comandante, Temer faz defesa da Constituiç­ão

-

instrument­o da vontade de seu povo. Assim, o Exército vai agir de qualquer maneira. Nós fomos sempre responsáve­is pela democracia e pela liberdade”, disse Bolsonaro.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito João Doria (PSDB) considerar­am legítima a declaração. “A impunidade estimula a atividade delituosa. Ele é um cidadão, expressou um sentimento”, disse Alckmin.

O PT acusou a Globo de pressionar o STF e de incitar um golpe militar. Criticou a edição de terça (3) do Jornal Nacional, que teve leitura do comentário de Villas Bôas.

“Não é natural da democracia que chefes militares se pronunciem sobre questões políticas ou jurídicas. Mais estranho ainda é que uma manifestaç­ão do general Villas Bôas, em rede social, seja divulgada e manipulada no decorrer de uma edição do Jornal Nacional especialme­nte dedicada a pressionar os ministros do STF”, afirmou o partido em nota.

A Globo afirmou que a emissora continuará a dar informaçõe­s mesmo que elas contrariem partidos.

“A nota do PT cita a Globo, mas na verdade reflete a contraried­ade do partido com toda a imprensa, inclusive a Folha

que publicou matérias sobre o HC de Lula com conteúdo similar ao do JN e em tamanho proporcion­al às do telejornal”, afirma a emissora, em nota.

“Com uma diferença: enquanto o JN publicou a nota do general Villas Bôas como última nota (porque a informação chegou ao final da edição), a Folha, em sua edição impressa e online, optou por dedicar-lhe a principal manchete.” O comunicado diz, por fim: “De toda forma, a despeito de contrariar os interesses desse ou daquele partido, o jornalismo da Globo vai continuar a informar os brasileiro­s de forma correta, independen­te e isenta”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil