Folha de S.Paulo

Furlan recusa assumir conselho da BRF interiname­nte em abril

- ALIMENTOS

DE SÃO PAULO - Luiz Fernando Furlan, ex-ministro do Desenvolvi­mento e ex-presidente da Sadia, não aceitou assumir interiname­nte o conselho de administra­ção da BRF até a realização da assembleia-geral de acionistas, que ocorrerá no próximo dia 26 de abril.

A recusa do ex-ministro causou um impasse de última hora para a assinatura do acordo entre Abilio Diniz e os fundos de pensão Petros (Petrobras) e Previ (Banco do Brasil). Pessoas próximas às negociaçõe­s, no entanto, dizem acreditar que o problema seria contornado e não inviabiliz­aria o acerto.

Nesta quinta-feira (5), Abilio, que tem 4% da empresa, deve renunciar à presidênci­a do conselho da gigante de alimentos em reunião extraordin­ária. Em contrapart­ida, os fundos, que juntos detêm 22% do capital, vão permitir que o empresário indique dois representa­ntes ao conselho.

Com a recusa de Furlan, uma saída seria Augusto Marques da Cruz Filho, ex-CEO do Pão de Açúcar e presidente do conselho da BR Distribuid­ora, já assumir seu assento no conselho. Na nova chapa proposta pelos fundos, Cruz Filho deve ser o próximo presidente.

Havia, no entanto, um impasse jurídico: o acordo de voto é entre os acionistas Península (holding da família Diniz), Petros e Previ, enquanto o presidente do conselho é eleito pelos demais conselheir­os. Não seria, portanto, viável incluir no acordo a aprovação do nome de Cruz Filho.

A saída natural para o impasse seria que a vaga de Abilio fosse ocupada pelo advogado Francisco Petros, representa­nte da Petros e atualmente vice-presidente do conselho, mas o empresário não concorda. Abilio e Petros se desentende­ram repetidas vezes nos últimos meses.

A trégua entre os principais sócios da BRF foi motivada pelo péssimo desempenho das ações, que caíram expressiva­mente por causa da Operação Carne Fraca, dos prejuízos provocados pela má administra­ção e da briga no comando.

Nesta quarta-feira (4), os papéis da BRF fecharam cotados a R$ 23,05, praticamen­te estáveis à espera da reunião do conselho. Quando Abilio assumiu a presidênci­a do colegiado, no dia 4 de abril de 2013, os papéis valiam R$ 45,80. (RAQUEL LANDIM)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil