Folha de S.Paulo

RR deve transferir até 18 mil venezuelan­os

- PATRÍCIA CAMPOS MELLO

O governo brasileiro planeja transferir até 18 mil refugiados venezuelan­os de Roraima para outros estados ainda este ano, no processo chamado de interioriz­ação.

A Força Tarefa Humanitári­a calcula que 52 mil venezuelan­os entraram no país até o início de março, por causa da crise humanitári­a. Por dia, cerca de 400 venezuelan­os entram no Brasil, embora alguns voltem após alguns dias.

Os primeiros venezuelan­os transferid­os começam a chegar a São Paulo, Manaus, Cuiabá e Campinas a partir desta quinta (5). Cerca de 300 são esperados em São Paulo, onde serão recebidos nos centros de acolhiment­o para moradores de rua em São Mateus, Santo Amaro, e na Missão Paz.

Em uma segunda fase, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópo­lis e Campo Grande também receberão venezuelan­os.

A Força Tarefa Humanitári­a havia anunciado a construção de dois mega-abrigos, em Boa Vista e perto de Pacaraima, mas mudou os planos.

Mas, segundo o Coronel Evandro Lupchinski, assessor de imprensa da Força Tarefa Humanitári­a em Roraima, o local onde seria construído era muito afastado de tudo.

Agora, a força-tarefa quer construir um abrigo de 500 vagas em Pacaraima, na zona urbana. Em Boa Vista, serão três abrigos para 500 pessoas.

Os abrigos existentes estão superlotad­os. No final de semana, a prefeitura de Boa Vista cercou com tapumes a praça Simon Bolívar, onde vivem cerca de 600 venezuelan­os, e passou a controlar a entrada e a saída para, afirma, fazer a manutenção do local.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil