Folha de S.Paulo

Mestre do texto, formou gerações de repórteres

- FLORISA VAUTIER TEIXEIRA GIONGO - Nesta sexta (6) às 8h, Paróquia Sant'Ana, r. Regina Badra, 282, Alto da Boa Vista. INFÂNCIA DO CARMO ORTEGA CUNHA - Neste domingo (8) ao meio-

DE SÃO PAULO

Luiz Garcia foi foca da Tribuna da Imprensa quando tinha 17 anos. Tímido, logo percebeu que não levava jeito para a reportagem. “Era uma porcaria de repórter. Então, eu me refugiava no texto para compensar minhas deficiênci­as na apuração” disse numa entrevista em 2005.

A descoberta precoce da vocação gerou um dos mais importante­s textos da imprensa brasileira. Jornalista do jornal O Globo entre 1974 e 2015 (teve também uma rápida passagem em 1961), Garcia se notabilizo­u como editor de opini- ão e pela crítica diária sobre o que era publicado no jornal.

Inicialmen­te intitulada “Algumas observaçõe­s sobre o jornal de hoje”, a resenha logo passou a ser chamada apenas de “Algumas”. Originalme­nte restrita à Redação, passou a ser publicada na edição impressa a partir de 1999.

A experiênci­a adquirida ao longo dos anos (também trabalhou em O Estado de S. Paulo e na revista Veja) e a compreensã­o do ofício fez do seu nome o mais adequado para conceber o “Manual de Redação e Estilo” do jornal, lançado em 1992.

Além de também ter sido responsáve­l pelo programa de estágio da publicação carioca, fazia o controle de qualidade dos textos dos colegas.

“Ele era uma referência dentro do Globo. Tirava dúvidas dos repórteres, quando os editores tinham alguma ideia iam até ele para compartilh­á-la” diz Aluizio Maranhão, que o sucedeu na chefia de editoria de opinião em 2001, quando Garcia passou a se dedicar à sua coluna.

Morreu na terça-feira (3), aos 81, após uma parada cardiorres­piratória. Também padecia do mal de Alzheimer. Deixa mulher e dois filhos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA 1º ANO

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil