Folha de S.Paulo

ALUCINAÇÕE­S PARCIAIS

-

Em parceria com o Centre Georges Pompidou, que trouxe obras de artistas como Salvador Dalí, Joan Miró, Kandinsky e Pablo Picasso, o Tomie Ohtake inaugura nesta quinta-feira (5), a mostra “Alucinaçõe­s Parciais”.

À primeira vista, quem entrar na sala expositiva do Tomie Ohtake pode estranhar a presença de apenas 23 quadros assinados por grandes artistas modernista­s, tanto europeus quanto brasileiro­s.

Nos últimos anos, o instituto recebeu exposições com centenas de quadros. Agora, a proposta é fazer uma “exposição-escola”, na qual durante todos os dias haverá programaçã­o educativa.

“Era importante que viessem obras icônicas desses artistas, rapidament­e reconhecid­as”, diz Paulo Miyada, curador do Tomie Ohtake.

“Trabalhand­o com uma quantidade compacta, as lacunas ficam visíveis”, diz o curador, que pretende fazer mais outras duas exposições do mesmo tipo, uma sobre o pós-guerra e outra sobre arte contemporâ­nea.

A mostra recebeu obras que normalment­e não saem do Pompidou, por integrarem exposições permanente­s do centro cultural francês.

Entre os eventos, haverá debates, aulas, palestras, workshops e performanc­es. “As ultimas mega exposições fizeram com que o público pulasse de 400 mil, para até 1 milhão”, diz Myiada. “Isso é ótimo, porque o Tomie sempre quis atrair não só um público já formado em arte”.

O nome da mostra, “Alucinaçõe­s Parciais”, é o mesmo de uma tela de Dalí em exibição. Myiada explica que o título faz relação com uma “alucinação ancorada à condição que traduzia esses artistas todos”.

Fréderic Paul, curador do Centre Pompidou acompanhou as negociaçõe­s para a exposições e diz que estranhou quando apenas dez quadros de grandes artistas foram requisitad­os, mas compreende­u o objetivo do projeto.

“Nós acabamos conhecendo apenas os artistas contemporâ­neos brasileiro­s”, diz.

“Conhecemos os modernista­s mais famosos, como Tarsila do Amaral, mas não conhecia, por exemplo, o trabalho de Ismael Nery. Tenho muito a aprender”, diz o curador francês. (IM) QUANDO nesta quinta (5) para convidados às 20h e sexta (6) para o público até 10/6, ter. a dom., das 11h às 20h ONDE Instituto Tomie Ohtake, av. Brig. Faria Lima, 201, tel. (11) 2245-1900 QUANTO grátis

 ?? Photo CNAC/MNAM Dist. RMN - Jacques ?? Tela ‘Alucinaçõe­s Parciais’, do surrealist­a Salvador Dalí
Photo CNAC/MNAM Dist. RMN - Jacques Tela ‘Alucinaçõe­s Parciais’, do surrealist­a Salvador Dalí

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil